DO REPÓRTERMT
Mato Grosso ocupa a 5ª posição entre os estados brasileiros com maior proporção de moradores vivendo em ruas arborizadas, segundo dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, 81,1% da população mora em vias com árvores, índice acima da média nacional, de 66,3%.
O levantamento mostra um contraste com parte da Amazônia Legal, onde a arborização urbana é menor. Apesar de abrigarem a maior floresta tropical do planeta, seis dos nove estados amazônicos têm índices de arborização abaixo da média nacional.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No Brasil, 58,7 milhões de pessoas (33,7% da população) vivem em ruas sem árvores. Entre os menos arborizados estão Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Maranhão e Amapá.
O Pará, que sediará a COP30 em novembro, lidera as emissões de gases de efeito estufa no país, principalmente devido ao desmatamento e à agropecuária.
O estado com maior arborização urbana é Mato Grosso do Sul, onde 92,4% dos moradores vivem em ruas com árvores. Em seguida aparecem Paraná (87,3%), São Paulo (84,1%) e Minas Gerais (82,6%).
No interior de Mato Grosso, municípios considerados “capitais do agronegócio”, como Lucas do Rio Verde, Sinop e Rondonópolis, se destacam com mais de 93% da população urbana vivendo em ruas arborizadas.