REDAÇÃO
Mais de 85 mil pessoas deverão visitar os cemitérios municipais da Capital nesta sexta-feira (2), data em que está estabelecido o feriado nacional de Dia de Finados.
Considerado um momento especial, no qual familiares e amigos procuram os locais para homenagear e orar em memória dos falecidos, a Prefeitura de Cuiabá realizou alguns serviços para adequar a estrutura para receber o público.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No total, mais de 150 operadores de limpeza participaram da de uma força-tarefa, a fim de garantir a execução de atividades como poda de árvores, capinação, varrição, pintura, dentre outras tarefas que garantem a zeladoria dos locais a serem visitados.
“A ideia é receber todos esses visitantes da melhor forma possível. Por isso, nos comprometemos a realizar um trabalho que irá possibilitar que essas milhares de pessoas consigam ter um espaço adequado para prestarem suas homenagens aos entes queridos. Colocamos uma grande equipe para trabalhar na preparação e vamos ofertar diversos serviços no dia também”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Uma programação especial também foi planejada para ser oferecida na data. Nos cemitérios do São Gonçalo, Pascoal Ramos, Despraiado, Sucuri, Bandeira, Coxipó do Ouro, Guia e Aguaçu, os portões abrem logo às 6h e tem o fechamento marcado para as 17h. As missas estão agendadas para 8h, no São Gonçalo, e 8h30 no Pascoal Ramos.
Nos outros cemitérios as orações acontecerão nas igrejas e capelas da comunidade.
Durante todo o dia, os munícipes serão recepcionados por funcionários, que entregarão flores, água e panfletos com orientações sobre como evitar a criação de focos do mosquito Aedes aegypti aos jazigos dos cemitérios. No dia também estarão disponíveis nos cemitérios, instalação de tendas, som, banheiros químicos e será oferecido um pequeno café da manhã.
A programação dos cemitérios Piedade, Porto e Coxipó da Ponte ficarão a cargo da Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios. Nestes, também estão as estruturas com tendas, cadeira de rodas, som ambiente, banheiros químicos e distribuição de água e flores e café da manhã, além da celebração de missas: Piedade às 6h, 8h, 10h, 12h e 17h; Porto às 6h, 8h, 10h e 16h; Coxipó da Ponte às 8h30.