facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Julho de 2025
04 de Julho de 2025

04 de Julho de 2025, 14h:02 - A | A

GERAL / A PARTIR DE 1 ANO

Várzea Grande amplia proteção contra meningite com vacina ACWY

A dose está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir de 12 meses

DO REPÓRTERMT



A rede pública de saúde de Várzea Grande está ofertando a vacina meningocócica ACWY, um importante reforço ao calendário vacinal infantil e que amplia a proteção contra os principais tipos de meningite bacteriana. A dose está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir de 12 meses.

A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, que atualizou o esquema nacional de vacinação. Até então, as crianças recebiam a vacina meningocócica C aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses. Agora, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningocócica: A, C, W e Y.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Esse reforço na imunização representa um avanço na proteção das nossas crianças. Estamos orientando todas as unidades para a aplicação correta da nova dose, garantindo mais segurança às famílias de Várzea Grande”, explica a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme dado histórico vacinal, mas, agora será disponibilizada também no calendário vacinal infantil. A medida faz parte das novas Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

QUEM DEVE TOMAR A VACINA ACWY? - A nova dose de reforço está indicada para crianças que ainda não receberam a vacina aos 12 meses. Já aquelas que completaram o esquema anterior com a meningocócica C não precisam repetir a vacinação com a ACWY neste momento.

“É fundamental que os pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação e levem seus filhos às UBSs para garantir a imunização completa. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger contra as formas graves da doença”, reforça a gerente de vigilância epidemiológica, Alessandra Carreira.

ATENÇÃO REDOBRADA - Somente em 2025, o Brasil já registrou mais de 4 mil casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ter diferentes origens: bacteriana, viral, fúngica ou até não infecciosa.

Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e, em casos mais graves, confusão mental e convulsões. Diante de qualquer sinal de alerta, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Além da ACWY, outras vacinas ofertadas pelo SUS também contribuem na prevenção de tipos de meningite, como a BCG, Penta e as pneumocócicas (10, 13 e 23-valente)

Comente esta notícia