Cuiabá, 30 de Novembro de 2022
logo

28 de Setembro de 2022, 17h:40 - A | A

GERAL / RISCO DE ESTRAGOS

Inmet emite alerta de tempestade para Cuiabá e outras 88 cidades de Mato Grosso

As previsões apontam ainda chances de queda de granizo e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta destaca, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta laranja de perigo de tempestades para Cuiabá e outras 88 cidades de Mato Grosso para esta quarta-feira (28) até às 10h de quinta-feira (28). Ainda de acordo com o instituto, há possibilidade de  queda de granizo e ventania acompanharem as chuvas. 

De acordo com o aviso do instituto, as chuvas poderão atingir entre 30 e 60 mm/h ou seja, 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h também serão registrados, assim como uma possível queda de granizo. O alerta destaca, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em alertas como esse, não é indicado se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Em casa, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

 Em caso de chuva de granizo, buscar abrigo é o melhor a se fazer, pois há casos em que as pedras de gelo podem alem de danificar objetos, machucar. Além disso, o fenômeno pode causar estragos, tanto para regiões de agricultura, destruíndo plantações, quanto danos materiais, como destruição de telhados. Outro risco vale para os motoristas, uma vez que o acúmulo de gelo nas ruas pode causar congestionamento e ferimentos aos condutores, principalmente de motocicletas. 

Ainda segundo o Inmet, pancadas de chuva e trovoadas isoladas serão registradas ainda nesta quarta, auxiliando para que a umidade relativa do ar fique em torno de 90%, a mínima será de 23 e máxima de 33 graus.

Na quinta-feira (29), a mínima será de 21 graus, já a máxima não deve ultrapassar 31 graus. Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas poderãso ser registradas durante todo o dia. Já na sexta (30), muitas nuvens aparecem no céu durante todo o dia e há possibilidade de chuva isolada. A mínima deverá ser de 20 graus e a máxima de 33 graus.

 

Comente esta notícia