facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Março de 2025
15 de Março de 2025

12 de Dezembro de 2014, 19h:58 - A | A

GERAL / CAOS NA SAÚDE

Forro do teto do pronto-socorro de Cuiabá cai perto de paciente na UTI

Prefeitura informa que obra no terceiro andar provocou o acidente e empresa responsável já foi acionada

KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO



O teto do isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) 2 do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) caiu, ao lado de uma paciente, na última quarta-feira (10). Por pouco, ela não foi atingida.

Uma obra no andar de cima é que provocou o rompimento do teto, que é de gesso. O Repórter MT teve acesso às fotos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A coitada da paciente já está na UTI e ainda tem que passar por isso”, comentou uma servidora do Pronto-Socorro, que, indignada com a situação, registrou como ficou o isolamento, depois do teto ruir. Ela explica que, nas imagens, dá para ver que uma das poltronas está forrada, porque a paciente teve que ficar assentada lá, enquanto limpavam o cômodo.

Nenhum outro enfermo em tratamento foi atingido, nem funcionários.

“Já entramos em contato com a empresa pra que tome providências para isso não se repetir”, informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cuiabá, explicando que a obra fica no terceiro andar e está em fase de conclusão. “Dentro dela, tem uma parte a céu aberto que ocasionou a infiltração no gesso da UTI”.

Em julho deste ano, o teto do PS caiu por causa de problemas na tubulação. A água acumulou sobre o forro, que cedeu, no consultório da pediatria. Um médico estava atendendo um paciente no momento, mas não houve feridos.

Outras duas ocorrências foram registras em fevereiro e maio deste ano. Nesses casos, a Prefeitura alegou que foram impactos das chuvas.

Quando soube que isso voltou a ocorrer, a presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Eliana Siqueira, indagou: “De novo?”

Segundo ela, o prédio do OS de Cuiabá é antigo, mas há muitos outros tão ou mais velhos e que passam pela devida manutenção, evitando tais situações de risco.

No entanto, “a qualidade das reformas nas unidades de saúde pública de Cuiabá está muito baixa”, reclama, se referindo à falta de entendimento do que seja intervir em um ambiente hospitalar. A demora é outro problema. “Tem unidade, como a do bairro Pico do Amor, que está fechada há 1 ano e 4 meses e os atendimentos estão sendo feitos, de forma improvisada, na associação dos moradores”.

O Sindimed conseguiu nesta sexta-feira (12) uma audiência com o prefeito Mauro Mendes (PSB), para o dia 18, próxima quinta-feira, para denunciar várias situações na saúde pública e já abrir o diálogo sobre aumento salarial para os médicos da capital.

“Vamos dizer ao prefeito que o nosso sindicato vai fazer uma pesquisa, com a população, para saber o que acha da qualidade de saúde de Cuiabá”, informa a presidente Eliana Siqueira.

Álbum de fotos

Comente esta notícia