facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Abril de 2025
20 de Abril de 2025

17 de Outubro de 2023, 07h:20 - A | A

GERAL / BARROU COUTO MAGALHÃES

Estado notifica VG e Kalil define BRT somente na avenida da Feb

Empresários da Avenida Couto Magalhães protestaram contra traçado original do BRT

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), formalizou à Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a escolha do Executivo Municipal para o traçado do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) na cidade.

O documento, entregue para o Governo do Estado na sexta-feira (06), solicita que o traçado do novo modal siga o original do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), que determina na Avenida da Feb a construção de um novo terminal perto do aeroporto.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o gestor, essa decisão foi a mais acertada para o momento e causará "um prejuízo menor", tanto para os comerciantes quanto para a população da cidade.

“Decisão mais acertada para o momento, reconstruir o terminal onde estava previsto o VLT. Estamos vendo com muita dificuldade a entrada do modal no centro da cidade, até porque a Couto Magalhães e a Filinto Muller são avenidas estreitas e vai gerar um certo constrangimento”, explicou o prefeito.

Após a entrega do documento, a equipe jurídica da Sinfra analisá o pedido, que agora aguarda aprovação. Vale lembrar, que a implantação do BRT já começou no município com a remoção dos trilhos do BRT. 

Articulação após manifestação

Inicialmente, a intenção da Sinfra era que o novo modal passasse pela Avenida Couto Magalhães, na região do centro comercial, mas após protestos dos empresários, a obra foi suspensa. No ato, os comerciantes afirmavam que a obra traria prejuízos a uma das regiões comerciais mais movimentadas de VG.

O prefeito, na companhia do senador Jayme Campos (União Brasil), articulou com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para que houvesse essa mudança no traçado, evitando prejuízos, tendo em vista que o município já sofreu por 10 anos com as obras não concluídas do VLT.

Após a reunião entre as lideranças políticas de Várzea Grande com o governador, foram sugeridas três opções de traçado pela Sinfra.

A primeira ideia previa a continuidade do trajeto inicial, com o modal passando pela Av. Couto Magalhães, na região do centro comercial, mas sem que o asfalto fosse retirado para a concretagem da pista. No caso, seria feito somente um reforço asfáltico na via, levando o corredor de ônibus até ao terminal.

Já a segunda possibilidade é que o BRT passasse somente pela Av. Filinto Müller, nos dois sentidos, indo e voltando do terminal.

A última ideia, escolhida pelo prefeito Kalil, é a construção do terminal do BRT onde seria o terminal do VLT, próximo ao aeroporto, o que mudaria o percurso dos ônibus, fazendo o corredor ficar somente na Av. da FEB.

Comente esta notícia

Zé Cuiabano 18/10/2023

Que Decisão mais ERRADA do mundo. Quem vai CONTINUAR SOFRENDO é a POPULAÇÃO que usa o TRANSPORTE PÚBLICO. Vão continuar pegando ônibus dessa empresa que domina o município de VG, ônibus velhos e sucateados. UMA VERGONHA

positivo
0
negativo
0

Pedro sena 18/10/2023

Um BRT que de nada servirá aos moradores de várzea grande, do aeroporto à ponte são apenas alguns metros, isto não muda em absolutamente nada a vida de quem mora nos bairros e depende de transporte público. A decisão foi do senador Jaime e do prefeito,será que eles usarão o BRT???

positivo
0
negativo
0

Celso Ferreira 18/10/2023

Fizeram merda, assim como o brt. Mauro Mendes corrupto, Kalil burro.

positivo
0
negativo
0

Junior 17/10/2023

Como pode o governo lançar uma obra de transporte urbano , onde beneficiara apenas 2% ou menos da extensão da cidade , porque os empresários acham que isso não ajudara e prejudicará os seus comércio até concluir a obra , tão de brincadeira , fazendo com que a população do restante da cidade continue a afrentar ônibus velhos , e com demoras absurdas nas paradas . Como pode isso , pra que serve esse modal então. Esse negócio tinha de cortar toda a couto Magalhães, até Júlio campos no mínimo .

positivo
0
negativo
0

Ildo Pereira 17/10/2023

É um político bem medroso mesmo, em Curitiba o BRT existe desde os anos 80 e em avenidas maiores e com maior fluxo em relação a Couto Magalhães e não atrapalha em nada a atividade comercial, deixar de receber todos esses investimentos com medo de eleição, não merece mais ser prefeito da cidade, poderia tentar passar pela ulisses Pompeu de Campos, numa tentativa de chegar na Júlio Campos e valorizar a região, os nossos vereadores e deputados também não fizeram nada pra ajudar o povo.

positivo
0
negativo
0

Marilson 17/10/2023

A pior decisão tomada pelo Prefeito, pois se trata de um alto investimento sem qualquer contrapartida e que não teremos tão cedo. A população não foi considerada nesta decisão. A demanda por transporte de massa e com qualidade sempre deverá aumentar com o crescimento populacional. No futuro algo precisará ser feito, todavia, Várzea Grande se nega a ser vanguarda em alguma coisa. Cidades como Curitiba e Goiânia utilizam o BRT há décadas e não há qualquer problema com comércios. A falta de reflexão dos gestores é pequenas, que sequer consideraram que o BRT poderá trazer mais moradores de Cuiabá para consumir em nossa cidade. A facilidade de ir e trazer será a mesma. Por fim, qual a vantagem desse BRT saindo do aeroporto até a a ponte Júlio Muller, sem integrar e incluir a massa de moradores da região da Avenida Júlio Campos e do Grande Cristo Rei?

positivo
0
negativo
0

Rogério Sales 17/10/2023

Graças a Deus não preciso ir nessa cidade para pegar aviao.... O cidade..... Pois Isso é o reflexo de seus representantes.

positivo
0
negativo
0

7 comentários