facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Junho de 2026
17 de Junho de 2026

15 de Fevereiro de 2019, 07h:00 - A | A

GERAL / NOVO PRONTO-SOCORRO

Emanuel afirma que Hospital Municipal de Cuiabá será inaugurado por etapas

De acordo com o prefeito, o hospital só funcionará de forma parcial depois da segunda quinzena de maio.

JOÃO RIBEIRO
DA REDAÇÃO



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, que o Hospital Municipal de Cuiabá, que abrigará o novo Pronto-Socorro, será inaugurado em etapas. No entanto, ressaltou que a unidade só funcionará em sua totalidade na segunda quinzena de maio deste ano.

Emanuel explicou que irá informar, na próxima semana, a data de inauguração do ambulatório, o primeiro departamento a funcionar no novo hospital. Já a inauguração da enfermaria clínica - com cerca de 90 leitos – deve ocorrer no dia 8 de abril, em comemoração a data do aniversário dos 300 anos da Capital. Já no dia 9 de maio (Aniversário de Mato Grosso), o PSM passa a funcionar por completo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Sobre o processo de construção do hospital, o prefeito reconheceu que a participação do ex-governador Pedro Taques (PSDB) e do ex-prefeito Mauro Mendes (DEM) na construção. No entanto afirmou que foi o ‘piloto’ principal da obra por ter construído 75% do novo hospital.

“O prefeito Emanuel quem agarrou o chifre do boi com toda determinação e garra. Mas divido os méritos com eles. Lembrando que o Mauro lançou a obra, mas entregou a Prefeitura (em 2016) com pouco mais de 20% da construção executada. Já o Pedro, aos trancos e barrancos, cumpriu com o papel do Estado de assumir o convênio de R$ 50 milhões que viabilizou as obras”, destacou.

Fim da polêmica

Na semana passada, o prefeito anunciou a decisão da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá que dá funcionamento ao Pronto-Socorro.

O prédio da unidade foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2018, mas sem atender a população por conta de um pedido do Ministério Público Estadual (MPE) que proibiu o prefeito de colocar em funcionamento sem antes, apresentar um plano para transferência do atual Pronto-Socorro, que fica no bairro Bandeirantes para a nova unidade, localizada no bairro Ribeirão do Lipa.

Por fim, na decisão a magistrada também liberou o prefeito a contratar temporariamente profissionais para cargos e/ou empregos públicos do lotacionograma” do novo hospital. 

Segundo a magistrada, a contratação deve durar por 240 dias, até que o Município realize concurso público para o preenchimento das vagas com funcionários de carreira.

Leia mais:

Juíza autoriza funcionamento do novo Pronto-Socorro de Cuiabá

Comente esta notícia

Tj 16/02/2019

Mas o hospital já não foi inaugurado? Esse populismo está acabando com Cuiabá!

positivo
0
negativo
0

1 comentários