CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO
Uma draga instalada no Rio Coxipó pode ser o fator complicador da ponte Professor Benedito Figueiredo, que está interditada desde o dia 16 de fevereiro devido ao desmoronamento da cabeceira em Cuiabá. A ponte interliga o bairro Jardim Califórnia – próximo à Avenida Beira Rio, com a Avenida Engenheiro Quidauguro Fonseca - ao bairro Coophema.
“É possível que a draga esteja colaborando para o desaterro da ponte, estamos estudando as possibilidades e ainda hoje vamos concluir o relatório com as causas e duas medidas para resolver o problema”, afirmou o secretário.
O Secretário de Cidades de Mato Grosso, Wilson Santos, disse ao que a ponte foi bem feita e não corre risco de desabamento, mas não descarta que a draga esteja causando o problema.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“É possível que a draga esteja colaborando para o desaterro da ponte, estamos estudando as possibilidades e ainda hoje vamos concluir o relatório com as causas e duas medidas para resolver o problema”, afirmou o secretário.
As ações que Wilson apontou, são elaboradas pela Secretaria de Estado de Cidades (Secid), em conjunto com as Secretarias de Meio Ambiente do Estado e Município.
A primeira medida é provisória para que o tráfego no local seja liberado com o máximo de agilidade possível; a outra será permanente e prevê refazer o aterro da obra e garantir a segurança no local.
"A equipe de fiscalização vai até o local verificar se existe mesmo esta draga, verificar a procedência e se é ilegal, se tem licença para atuar. Se estiver ilegal nós vamos reprimir e embargar a ação", declarou Fávaro.
O tentou apurar mais informações sobre a localização e regularização desta draga instalada no Rio Coxipó, em conversa com os secretários municipais de Meio Ambiente, Juarez Samaniego, Obras, Vanderlúcio Rodrigues,Serviços Urbanos, José Roberto Stopa e de Ordem Pública, Leovaldo Sales, eles não souberam informar exatamente onde está a draga e se ela possuiu alguma liberação para funcionar. Os gestores argumentaram que a reconstrução da ponte são de competência do Governo do Estado.
Sema
O falou com o Secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso e vice-governador Carlos Fávaro (PSD), ele disse ainda não ter sido informado sobre a existência da draga que possa estar prejudicando a estrutura da ponte e afirmou que irá determinar uma fiscalização.
"A equipe de fiscalização vai até o local verificar se existe mesmo esta draga, verificar a procedência e se é ilegal, se tem licença para atuar. Se estiver ilegal nós vamos reprimir e embargar a ação", declarou Fávaro.
Denúncia
Em dezembro de 2016 moradores do bairro Jardim das Acácias (próximo à ponte) denunciaram ao programa de TV Cadeia Neles a existência de uma draga instalada de maneira irregular no Rio Coxipó nas imediações da ponte em questão.
A reportagem veiculada, à época, mostrava que a draga não tinha qualquer tipo de identificação que incasse a empresa responsável.
A interdição
A Prefeitura de Cuiabá decidiu interditar a passagem sobre a ponte, inaugurada em 2014, pelo ex-governador Silval Barbosa, após a Defesa Civil alertar que a estrutura poderia desabar devido à complicações na sustentação da cabeceira.
Em reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), o secretário de Cidades, Wilson Santos declarou que os reparos só poderiam ser iniciados após o término do período de chuvas.
Conforme relata o coordenador do órgão, Paulo Wolkmer, a ponte não apresenta problemas na estrutura, todavia já estava sendo monitorada pelos engenheiros técnicos por processo de “desbarrancamento” iniciado em novembro do ano passado.
Segundo ele, a ponte teve a situação complicada devido à cheia no Rio Coxipó, alertada pela Defesa na terça-feira do dia 14 de fevereiro.
Desde que o acesso foi interditado pela Prefeitura de Cuiabá, as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, tiveram aumento considerável no trânsito, com o volume de carros triplicado.
Até mesmo os acessos pela Estrada do Moinho, Avenida das Torres e Miguel Sutil, [que também se tornaram rotas de desvio] estão complicados e vêm apresentando congestionamento diário.
Leia mais:
Após risco de desmoronamento, Prefeitura interdita ponte em Cuiabá
Ponte interditada só terá recomposição da cabeceira após período de chuvas, afirma Wilson
Interdição de ponte gera engarrafamento quilométrico na Fernando Corrêa e Beira Rio
Ponte interditada causa caos na Fernando Corrêa e Carmindo de Campos
Prefeitura libera canteiro central na Fernando Corrêa
Danilo Nascimento 07/03/2017
Sim essa draga existe muito anos escondida ali ela destruiu toda a foz do Rio Coxipó moro muitos anos nessa região 26 anos. ali aonde está a draga tinha uma praia maravilhosa mas acabou tudo por atividades da draga, a foz do coxipo está se acabando com a erosão as mata ciliares a draga arrastou quase tudo naquele pedaço
1 comentários