WILSON LIMA
DO O ANTAGONISTA
Após revelação de O Antagonista, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS deve investigar ligações do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi com integrantes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula.
Como mostramos, o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, quando estava à frente da pasta, e o vice-presidente Geraldo Alckmin concederam a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, entidade que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, o irmão do presidente Lula.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ao longo desta quinta-feira, integrantes da CPMI se manifestaram nas redes sociais solicitando maior apuração desse episódio. Esse é o primeiro fato revelado sobre o esquema do INSS após a instalação do colegiado.
“Gente, olha isso aqui”, disse a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ao compartilhar reportagem de O Antagonista. “Lupi vem na segunda que vem”, reiterou o deptuado Maurício Marcon (Podemos-RS), apontando que vai questionar o ex-ministro sobre essa relação.
“Ironicamente, a honraria que deveria premiar quem fortalece a Previdência Pública acabou celebrando quem desrespeita nossos aposentados. Vivemos hoje a mais absoluta inversão de valores: premiar falcatruas e punir as vítimas”, declarou a este portal o deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS).
A Medalha do Mérito Previdenciário homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o “pai da Previdência Social” no Brasil. Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. Ironicamente, a honraria simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.
Reprodução

A homenagem ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas foi publicada no Diário Oficial de 22 de maio de 2023. Além da entidade, também receberam a homenagem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a técnica do INSS Anne Nazaré Guedes.
Em depoimento prestado no início desta semana, o advogado Eli Cohen declarou à CPMI do INSS que o Sindnapi está “extremamente envolvido” na realização de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta que o Sindnapi ampliou em 564% os descontos realizados diretamente nos benefícios do INSS entre 2020 e 2024. O valor retido passou de 23,2 milhões de reais para 154,7 milhões de reais no período.
Apesar disso, nos pedidos de ressarcimento de aposentadorias, a Advocacia-Geral da União (AGU), que tem Jorge Messias como titular e um possível ministro-chefe da Casa Civil, deixou de fora o Sindinapi.