DO REPÓRTER MT
Uma cadela e dois filhotes foram resgatados na tarde dessa quarta-feira (3) pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), após serem encontrados abandonados na Rua X, via de acesso ao bairro Santa Terezinha. O local é pouco habitado e usado para descarte irregular de materiais.
Os animais estavam em meio ao capim seco, protegidos por caixas de papelão que serviam como abrigo improvisado contra o calor. Apesar de aparentemente bem, foram encaminhados para avaliação clínica e acolhidos em lar temporário, onde recebem cuidados como vermifugação e vacinação. A fêmea será incluída no programa de castração.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O resgate só foi possível graças à ajuda de dois moradores: Luiz Rodrigues das Neves, do bairro Parque Cuiabá, e Lourival Ferreira Peixoto, do Santa Terezinha.
Por cerca de três semanas, eles se revezaram nos cuidados, levando comida e água diariamente. “É um alívio saber que eles vão sair desse calor, desse lugar horrível. Fiz amizade com eles e vou sentir falta, mas sei que agora estarão bem cuidados e espero que encontrem uma família”, disse Luiz.
Após o resgate, ele fez um apelo para que as pessoas não cometam mais esse crime com animais. “A pessoa precisa ter amor para não fazer isso. Se quem abandonou tivesse visto o calor que ela (fêmea) passou, chorando no sol, protegendo os filhotes, não teria feito isso”.
A diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, acompanhou o resgate e reforçou que o abandono de animais é crime de maus-tratos. “A legislação prevê penas que vão de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda”, destacou.
Os cães seguem em abrigo temporário e em breve serão disponibilizados para adoção.