facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Abril de 2025
20 de Abril de 2025

14 de Novembro de 2023, 12h:51 - A | A

GERAL / CUIABRASA

Com 41 graus, Cuiabá deve ser a capital mais quente do Brasil nesta terça-feira

Altas temperaturas representam risco para a saúde humana, veja orientações da Defesa Civil.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta terça-feira (14), chegando aos 41 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há a chance de pancadas de chuva durante a tarde ou noite, de forma isolada, porém o calor deve predominar. 

De acordo com o ranking do Inmet, na sequência de capitais mais quentes do Brasil, aparece Teresina, no Piauí, com 39 graus e nenhuma previsão de chuva. Goiânia aparece na terceira posição, com 38 graus, empatada com o Amazonas e com São Paulo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Na segunda-feira (13), o Inmet emitiu um alerta de prolongamento até sexta-feira (17) do alerta vermelho em decorrência de uma onda de calor que atinge todo o país, mas principalmente o Centro-Oeste e o Sudeste.

As altas temperaturas, de até 5 graus mais altas do que o normal, representam risco para a saúde humana, já que pode causar desidratação e ataques de doenças respiratórias. Em Cuiabá, a previsão é que nesse período de alerta vermelho, a temperatura pode chegar aos 45 graus, mesmo com chuva.

LEIA MAIS - Onda de calor extremo se intensifica e Inmet estende alerta vermelho até sexta-feira

O forte calor é causado pelo fenômeno meteorológico El Niño, que intensifica o calor que é usualmente registrado nessa época do ano, mesmo com a incidência de chuvas.

A Defesa Civil Estadual recomenda beber bastante água, usar roupas leves, evitar exposição solar, principalmente nos horários de maior calor, evitar prática de exercícios ou atividades intensas ao ar livre, usar protetor solar, manter o ambiente fresco e consumir alimentos leves.

Em caso de emergências, deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192.

Comente esta notícia