THALITA QUEIROZ
DA REDAÇÃO
Os clientes de uma pizzaria em Tangará da Serra (239 km de Cuiabá) caíram em um golpe depois do WhatsApp do estabelecimento ter sido clonado. Os clientes pagaram pela pizza, mas nunca receberam a comida. O caso aconteceu na terça-feira (04), mas veio a público somente na segunda-feira (10).
Os bandidos desenvolviam uma conversa normal com os clientes pelo perfil da pizzaria e no final pediam o pagamento por Pix.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Mais de 30 pessoas foram prejudicadas pelos golpistas. Segundo o G1, a pizzaria já conseguiu desativar o perfil no WhatsApp e pretende voltar com o atendimento virtual em breve.
Os golpes pelo aplicativo de mensagens não são novidade no Estado. Seja pelo perfil de estabelecimentos comerciais ou pessoas físicas, os bandidos procuram os contatos de familiares ou clientes e pedem alguma quantia em dinheiro.
Bandidos roubam fotos nas redes e usam para golpes por WhatsApp
Bandidos usam perfil de Virginia para pedir dinheiro a amigos da 1ª dama
Confira o que fazer caso desconfie que esteja sendo vítima de um golpe:
1) Registrar o B.O. no site da Delegacia Virtual.
2) Enviar e-mail para: [email protected] sobre o perfil falso e solicitando o bloqueio. Enviar, em anexo ao e-mail, fotos das conversas nas quais foram solicitados valores. E, ainda, indicar no e-mail qual é o número verdadeiro da vítima no formato internacional e sem o nono dígito (ex: +55 65 9595-9595);
Denunciar também no aplicativo WhatsApp:
- Na conversa com o criminoso, clique sobre o número e depois sobre “denunciar contato”;
- Nas configurações/ajuda/fale conosco/ descrever resumidamente os fatos.
- Avisar os contatos nas redes sociais sobre o perfil falso para que as pessoas não caiam no golpe.