CAMILA PAULINO
DA REDAÇÃO
A polêmica exposição realizada no Shopping Pantanal, denominada "Amo Cuiabá", foi fechada após críticas de visitantes do local, que consideraram que alguns quadros faziam apologia ao sexo e às drogas. A mostra foi criada em homenagem aos 300 anos da Capital e estava prevista para terminar no dia 29 de setembro.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um frequentador fez um apelo para que os pais não levassem crianças na exposição por conter imagens que fazem alusão às drogas e pornografia.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Diante da repercussão, a curadoria da exposição retirou os quadros do artista Gervane de Paula e inseriu uma etiqueta classificatória aconselhando que somente maiores de 18 anos visitem o local.
Ao a assessoria de imprensa do shopping garantiu que a exposição não havia sido 'censurada'. No local, porém na porta estava fechada e as luzes apagadas.
O curador João Carlos Manteufel preferiu não falar, desligando o telefone ao ser questionado.
De acordo com informações extraoficiais, os artistas e a curadoria da exposição se reuniram na terça-feira (19) e decidiram encerrar a mostra a partir desta quarta.
Até o momento ninguém se manifestou sobre o fato. A assessoria do shopping alega que a responsabilidade de se posicionar é da curadoria, que até o momento não o fez.
OAB se posiciona
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, vai realizar uma reunião pública de manifesto contra a censura às artes e liberdade de expressão no dia 27 (quarta-feira) às 16h na sede da OAB.
Outro lado
A assessoria do Pantanal Shopping enviou uma nota à reportagem explicando que a exposição foi fechada temporariamente para organizar as obras que estão expostas e que a mostra será reaberta na sexta-feira (22).
Leia a nota na íntegra
O Pantanal Shopping esclarece que a exposição “Eu Amo Cuiabá” fechou para troca de obras, temporariamente, nesta quinta-feira (21) por decisão da curadoria e dos artistas participantes da mostra. Segundo o curador, a exposição irá reabrir o espaço nesta sexta-feira (22) e contará também com uma exposição de fotos tiradas por Rai Reis, Felipe Barros, Wersley Aguiar e Antonio Siqueira. O shopping reitera que o objetivo da exposição é valorizar a cultura dos artistas locais.
Confira o vídeo que causou a polêmica
Leia mais
Exposição no Pantanal Shopping tem quadros com alusão ao crack e sexo