DO REPÓRTERMT
A Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, realiza obras de infraestrutura na região central, que abrange o tradicional bairro Porto e entorno, com foco na implantação do sistema de esgotamento sanitário e melhoria da drenagem urbana. As ações, divididas em três etapas, incluem a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, implantação de caixas combinadas (estruturas essenciais para escoamento da água de chuva) e ampliação da rede de esgoto e drenagem.
Localizada às margens do Rio Cuiabá, a localidade concentra importantes vias públicas, com forte atividade comercial. Atualmente, as obras estão em andamento nas avenidas Miranda Reis e Major Gama, além das ruas São Cristóvão e Joaquim Leite Ferreira, entre outras. Essas ações integram o pacote de obras da macrorregião denominada Bacia da Prainha, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2025.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
As obras têm como um dos objetivos melhorar o escoamento da água de chuva, trazendo mais fluidez à região e contribuindo com a redução dos alagamentos. Além disso, também visa coletar esgoto doméstico, que será direcionado à Estação Elevatória (EEE) da Prainha e, em seguida, tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino.
Sensível à dinâmica comercial da área, a concessionária realiza os trabalhos de acordo com calendário pré-estabelecido junto à Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá e segue contato permanente com a entidade representativa. “Sabemos que num futuro breve, com o término dessas obras, toda a cidade será beneficiada. Esse diálogo entre Águas Cuiabá e empresários via CDL é de extrema importância, principalmente para amenizar o impacto que as obras podem trazer”, destaca Junior Macagnam, presidente da CDL.
Elson Yamamoto, gerente de obras da Águas Cuiabá, reforça a importância dessa parceria e enfatiza a preocupação com o comércio local. “Estamos atuando em uma área de grande relevância para a cidade e por isso ajustamos os horários dos trabalhos para garantir o avanço dos serviços, buscando minimizar os impactos na rotina local.”
Prainha em números – As obras beneficiarão cerca de 39 mil moradores e comerciantes de 16 bairros da região. O projeto prevê ações significativas ao longo das onze sub-bacias que compõem a Bacia da Prainha. Entre as melhorias estão a implantação de 224 caixas combinadas, readequação de 405 bocas de lobo e reforço em 5,3 km da rede de drenagem existente. O projeto também inclui a implantação de 10,9 km de rede coletora de esgoto.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.