DO REPÓRTERMT
O secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Samuel Kinoshita, afirmou que o vice-governador Otaviano Pivetta “tem realizado um trabalho exemplar” na condução de agendas voltadas à inovação e parcerias internacionais para o agronegócio de Mato Grosso. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8.9), em Washington (EUA), durante o Brazil Development Forum.
“Temos uma safra promissora de governantes. O vice-governador esteve em centros de pesquisa como a Iowa State University, promovendo trocas de conhecimento e levando para Mato Grosso o que há de mais avançado na produção de etanol de milho. Essa visão de gestor garante o crescimento sustentável do setor”, destacou o secretário.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Otaviano, que também participou do evento, ressaltou o potencial agrícola de Mato Grosso e reforçou a importância da inovação para garantir competitividade. “Cultivamos cerca de 13 milhões de hectares e recuperamos mais 7 milhões de hectares de pastagens degradadas, sem derrubar nenhuma árvore. Produzimos duas safras anuais em oito meses de chuva, em solos reconhecidos mundialmente, com produtividade média de 10 toneladas por hectare por ano, sem irrigação. É o melhor modelo agrícola do mundo”, afirmou o vice-governador.
Durante sua agenda nos Estados Unidos, Otaviano relatou o encontro com o professor Kevin Kimle, da Iowa State University, referência mundial em pesquisa agrícola. “Fomos muito bem recebidos e convidamos o diretor da universidade para conhecer Mato Grosso. Queremos trocar experiências e implementar melhorias na nossa Unemat, para garantir resultados positivos à população”, concluiu o vice-governador.
Também integrou a comitiva o secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo.
O Brazil Development Forum reuniu empresários, acadêmicos e autoridades brasileiras e americanas em Washington para discutir iniciativas bilaterais, investimentos e inovação voltados ao Brasil.