Cuiabá, 06 de Julho de 2022
logo

21 de Novembro de 2021, 21h:00 - A | A

ENTREVISTA / ASSISTA AQUI

Até 60% das mulheres podem ter nódulos na tireoide; médico explica como saber se é câncer

Especialista alerta que a doença não apresenta sintomas e não é identificada pelo exame de sangue de hormônios

MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO



O médico oncologista, Rogério Leite, que é cirurgião de cabeça e pescoço, alerta em entrevista ao sobre o câncer de tireoide que ocorre na maioria das vezes sem apresentar sintomas e ainda sem ser detectado em exames de sangue que apuram a dosagem hormonal da função da tireoide.

"Não dá para esperar ter sintomas, porque na maioria das vezes a doença não tem sintoma nenhum, então tem que ser uma busca ativa", explica o médico que ressalta a importância das pessoas pedirem ao médico o exame de ultrassom da tireoide a cada quatro anos.

"Até 60% das mulheres podem ter nódulos na tireoide, mas 95% dos casos são benignos", pontua.

Na entrevista ele explica que o paciente pode passar anos com um nódulo maligno sem crescimento. 

Rogério fala sobre os tipos de câncer de tireoide e comenta que o tratamento costuma ser bem mais leve que outros tipos de câncer e aponta quem pode estar no chamado grupo de risco.

Assista a entrevista:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Margarete Pedroso 22/11/2021

Bom dia! Falando em curtas palavras...ASSINO EM BAIXO da entrevista cedida pelo Dr Rogerio Leite. A informacao e o cuidado a esse tipo de cancer é importantissimo. No meu caso descobri gracas a Deus por ter surgido uma dor na garganta e inchaço dos nodulos em seguida, corri fazer os exames na mesma noite, logo fiz a punçao e Dr Rogerio fez a cirurgia. Excelente profissional. Sou muito grata a ele por todo cuidado que teve comigo e ate hoje me acompanha em sua clinica. Mulheres cuidar da saude é preciso sempre. Forte abraco.

1 comentários

1 de 1