KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Uma prática terapêutica e integrativa que promete benefícios duradouros para o bem-estar e a saúde física e mental, a aromaterapia tem ganhado espaço como aliada em diagnósticos médicos e, principalmente, psiquiátricos, especialmente no desmame de medicamentos. Segundo a aromaterapeuta e enfermeira especializada em saúde mental, Elayne Amorim, a prática não substitui os remédios convencionais, mas auxilia no tratamento médico.
“Hoje, nos tratamentos psiquiátricos, a gente vê muito essa questão do desmame dos medicamentos, que são os medicamentos da atualidade da saúde mental, devido ao estresse, a ansiedade, a depressão e a síndrome de burnout”, aponta a especialista. Ela também acrescenta: “Então, alguns médicos já introduzem a própria aromaterapia para que o paciente mantenha esse nível de estabilidade da ansiedade, da agitação, do estresse e da depressão”.
Em entrevista ao RepórterMT, Elayne explica que a aromaterapia ajuda a manter a estabilidade emocional e mental dos pacientes. Ela também destaca alguns óleos essenciais que contribuem para esse tratamento, como é o caso dos aromas de lavanda, camomila e menta, que são usados para manter os níveis de tranquilidade e bem-estar.
Veja vídeo:
Assista a entrevista completa: