ANA CRISTINA VIEIRA
DO REPÓRTERMT
Em entrevista ao site , o ator e diretor André D’Lucca contou sobre o espetáculo Sankofa, que ensina alunos e professores da rede pública de educação sobre letramento racial, os convidando a uma reconexão com a história e a identidade afro-brasileira.
"O objetivo do espetáculo é conscientizar negros e brancos, despertar as pessoas negras, acabar com o autoódio e buscar os brancos aliados para a luta antiracista porque não basta você estar em casa e falar: 'eu não sou racista, mas e daí?' Você não está fazendo mais do que sua obrigação em não ser racista, você precisa ser antiracista, precisa combater o racismo", destacou.
André comentou que o primeiro passo foi convencer parlamentares a acreditarem no projeto e destinarem verbas. Com figurino e cenário prontos, o espetáculo começou a circular com sessões gratuitas nas cidades em Mato Grosso, porém enfrentou alguns desafios pelo desconhecimento acerca da cultura negra.
"Em Vera, o prefeito viu a foto do espetáculo na véspera, a gente ia apresentar na quadra de esportes para a cidade inteira, a quadra de esportes é do município. Quando ele viu minha foto, porque eu tenho acessórios de búzios, eu estava usando búzios, ele falou: 'na minha cidade não! Isso é macumba'. Pra você vê a ignorância da pessoa, o preconceito", narrou.
André salientou que o projeto está emocionando pessoas de todas as idades que têm a oportunidade de assistir, mudando comportamentos e ressalta: "as crianças se tornam racistas por causa dos pais, elas não nascem racistas, elas são ensinadas a serem racistas".
Veja vídeo
Veja íntegra