facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

31 de Janeiro de 2013, 18h:35 - A | A

CIDADES / ENERGIA ELÉTRICA

Estado faz verificação metrológica em contas

Segundo o presidente do Ipem, Clodoaldo Ferreira, o Instituto deve mostrar o problema dos medidores de energia

DA REDAÇÃO



Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) vão fazer a análise das 50 contas de energia elétrica com aumento abusivo, apresentadas nesta quinta (31) ao secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanatta, pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa.


Segundo o presidente do Ipem, Clodoaldo Ferreira, o Instituto deve mostrar o problema dos medidores de energia, após "fazer o exame pericial nas unidades consumidoras de cada uma [conta]”.  O secretário da Sicme - órgão ao qual é vinculado o Ipem - reforçou que vão esperar o resultado da análise para depois tomar as providências necessárias. "Vamos trabalhar para que o retorno seja o mais breve possível", completou Zanatta.


Denúncias do tipo chegaram à AL e, como há aumento de até 150%, o presidente da Comissão, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), apresentou as reclamações ao conhecimento do Estado para que seja feita a verificação metrológica. "Assim, iremos esclarecer para o contribuinte o porquê deste aumento abusivo", argumentou o deputado.


O diretor de Fiscalização do Ipem-MT, Rene Rodrigues, orienta o consumidor insatisfeito com o valor da fatura de energia elétrica a solicitar uma verificação no seu medidor, conforme previsto na Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “São usados padrões rastreados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde informamos se o medidor está conforme ou não (aprovado/reprovado). Os ensaios são sempre acompanhados por um fiscal do Ipem-MT e também pelo consumidor”, informou Rodrigues.


Welbert Mauro Ferreira, representante da Associação de Defesa dos Consumidores (Adecon-MT), também acompanhou a entrega das contas à Zanatta. (Com informações da assessoria)

Comente esta notícia