Cuiabá, 30 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
30 de Outubro de 2026

30 de Outubro de 2026, 13h:40 - A | A

CONEXÃO PODER / MAIS RIGOR

Cel Assis: "Criminoso de facção precisa de tratamento penal diferenciado"

Deputado federal avaliou aprovações legislativas contra o crime organizado, apontou a necessidade de um tratamento penal diferenciado para facções e defendeu critérios mais rigorosos na progressão de regime

Conexão Poder

Deputado federal apontou avanços legislativos contra o crime organizado

Deputado federal apontou avanços legislativos contra o crime organizado

ANA CRISTINA VIEIRA
DO CONEXÃO PODER



O deputado federal reeleito Coronel Assis (PL) destacou o andamento de pautas prioritárias voltadas à segurança pública no Congresso Nacional e ressaltou a importância de legislações recentes focadas no combate ao crime organizado.

"Nós temos pautas importantíssimas ainda para ser discutidas, eu acho que tivemos bons avanços, prova disso é o PL Antifacção, que foi aprovado, Derrite (Deputado Guilherme) foi o relator, ajudei muito na construção dessa legislação, nas inovações que tiveram lá e foram apresentadas e já estão valendo. Agora a PEC da Segurança Pública, em pauta hoje no Senado da República" , afirmou o parlamentar.

Em entrevista ao Conexão Poder, Assis enfatizou que a aprovação da PEC da segurança trará respaldo constitucional para lidar com criminosos de alta periculosidade, diferenciando-os do infrator comum.

"Tenho plena convicção que a aprovação da PEC trará para dentro do cenário do combate ao crime organizado, algo assim muito bom, porque você traz ali um guarda-chuva constitucional para poder tratar essa turma aí de criminosos, que não são aquele criminoso comum, usual, do romance, dos livros de romance policiais. Não, ele é um criminoso diferenciado, então ele precisa ser tratado diferenciadamente no âmbito penal, no âmbito do processo penal e também lá na execução penal", reforçou.

Ao projetar o foco para a sua nova legislatura, o deputado apontou a urgência de uma ampla reestruturação nas regras de cumprimento de penas.

"O brasileiro precisa dessa dessa resposta porque a legislação, ela precisa ser ágil, ela precisa ser extremamente previsível, ela precisa ser crível e ela precisa ser eficaz, principalmente essa questão do sentimento de ter sido feito de justiça".

 Confira o vídeo:

 
Confira a entrevista na íntegra:

Comente esta notícia