KARINE ARRUDA
DO REPORTÉR MT
Insatisfeito com os resultados apresentados pelas escolas públicas municipais, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), detalhou seu plano de como pretende privatizar o setor educacional da Capital. Em entrevista ao vivo cedida ao Conexão Poder, o gestor contou que, se implementada, a privatização seguirá o mesmo modelo já utilizado em São Paulo, onde a parte pedagógica fica com a prefeitura e somente a parte da gestão escolar fica aos cuidados das empresas.
Na ocasião, Abilio também citou que sua cobrança incessante por resultados tem gerado uma certa indignação na classe profissional, mas ele deixou claro que o seu problema não é com os professores e sim com o sistema de educação do município. Ao apresentar os dados, o prefeito citou que 50% dos alunos da rede pública municipal estão saindo do 5º ano para irem para uma escola da rede estadual sem saberem ler, escrever ou fazer uma conta básica de matemática.
Segundo o prefeito, o processo de privatização ainda está sendo analisado por ele, mas, a ideia seria que os servidores da educação continuassem sob o comando da secretaria municipal e apenas a parte gerencial, de alimentação e manutenção escolar, ficasse com a iniciativa privada.
Veja vídeo:
Assista a entrevista completa: