facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

22 de Julho de 2025, 18h:03 - A | A

CONEXÃO PODER / BAIXO DESEMPENHO

Abilio quer privatizar direção e gestão das escolas em Cuiabá

Segundo o gestor, a ideia da privatização é apenas em relação à gestão, já a pedagógica permanecerá aos cuidados da prefeitura.

KARINE ARRUDA
DO REPORTÉR MT



Insatisfeito com os resultados apresentados pelas escolas públicas municipais, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), detalhou seu plano de como pretende privatizar o setor educacional da Capital. Em entrevista ao vivo cedida ao Conexão Poder, o gestor contou que, se implementada, a privatização seguirá o mesmo modelo já utilizado em São Paulo, onde a parte pedagógica fica com a prefeitura e somente a parte da gestão escolar fica aos cuidados das empresas.

Na ocasião, Abilio também citou que sua cobrança incessante por resultados tem gerado uma certa indignação na classe profissional, mas ele deixou claro que o seu problema não é com os professores e sim com o sistema de educação do município. Ao apresentar os dados, o prefeito citou que 50% dos alunos da rede pública municipal estão saindo do 5º ano para irem para uma escola da rede estadual sem saberem ler, escrever ou fazer uma conta básica de matemática.

Segundo o prefeito, o processo de privatização ainda está sendo analisado por ele, mas, a ideia seria que os servidores da educação continuassem sob o comando da secretaria municipal e apenas a parte gerencial, de alimentação e manutenção escolar, ficasse com a iniciativa privada.

Veja vídeo:

Assista a entrevista completa:

Comente esta notícia

Johnson 24/07/2025

Demonstra a insanidade desse prefeito, tudo que ele fala sempre colocando.a educação para escanteio, ou seja,: O que esta acontecendo para tantos ataques a educação, será que é porque a educação liberta as pessoas dessa ignorância política? Acorda Abilio, seu palanque já foi.

positivo
10
negativo
0

Zé riachão 23/07/2025

Se privatizar só vem pensar no lucro e deteriorar mais as condições de trabalho dos professores, vai servir só pra dar lucro para os amiguinhos do prefeito e para suas igrejas.

positivo
22
negativo
1

Emanuelle 23/07/2025

O Abismo preocupado com Educação????? Não vejo ações para aumentar salários dos profissionais de Educação, reformar as escolas, merenda escolar digna.

positivo
16
negativo
1

Conye Maria Silva Bruno 23/07/2025

Santo dia! É muito triste ver a nossa Educação nessa situação. Todavia, privatizar não é solução! Como se não bastasse como está o nosso País. E agora esta bomba! Excelentíssimo Sr. Prefeito, Abílio, por favor, issa idéia será desastrosa, como foi em outras épocas. Procure mecanismos eficientes de monitoramento. Formação séria aos professores. Isso dará resultados! E pare de utilizar de subterfúgios baratos! Fui Servidora por 31 anos. E dou graças a Deus não estar na ativa, porque com certeza estaria doente. Peço a Deus Espírito Santo que o oriente e coloque ideias e ideias na sua cabeça, que realmente sejam sérios, pra nossa Educação. Deus o abençoe! ????????

positivo
23
negativo
0

23/07/2025

Conversa fiada é uma outra maneira pra essa corja da direita roubar

positivo
22
negativo
3

Laura fabian de magalhaes 23/07/2025

Engraçado, tem problema nenhum com professor vai privatizar a manutençao e a area de alimentaçao, pq comendo a criança aprende . Kkkk prefeito i senhor e muito burro , tem q privatizar e a prefeitura colocar alguém com inteligência pra administrar a cidade. O sistema mesmo torna nossas crianças burras pois mesmo sem saber somos obrigado a aprovar , pq não muda o sistema? Ajuda não atrapalha o trabalho ,q culpa tem o funcionário da manutenção e da alimentação com aprovação e ou reprovação dos alunos? Agora virou obrigação , também de qm limpa a escola e qm faz a merenda entrar na sala de aula e enci ar? Explica melhor pq ficou confuso sua colocação prefeito .

positivo
27
negativo
0

Nilza Lina Acosta Benitez 23/07/2025

Não me surpreende , a tônica do extremismo da direita sempre foi o favorecimento às empresas! Odeiam funcionarismo, não valorizam professores,gestores, pois não dão lucros!

positivo
15
negativo
0

Odenil Neves Teixeira 23/07/2025

Em todo território nacional, temos colégio público e o nosso maravilhosos prefeito com essa ideia de privatização, sou seu eleitor prefeito e assim como eu, tu vai perder muitos eleitores.

positivo
16
negativo
2

EDSON VIEIRA DA SILVA BALLOCK 23/07/2025

Absurda a ideia de privatizar a educação, é uma forma de prejudicar ainda mais a educação e cobrar de todos. tem certas coisas que o estado deve ter a responsabilidade e a educação é uma delas, se começar agora, a privatizar, tendência é expandir, diminuirá os salários as pessoas e a lucratividade para apenas algumas pessoas. Quando se privatizar retira da população o quê é dela de direito e repassa os lucros para meia dúzias de pessoas.

positivo
18
negativo
1

Aluizio leite 23/07/2025

Toma vergonha prefeito, Vai trabalhar, e trazer recursos para a educação, envés de querer privatizar, para com molecagem malandro.

positivo
16
negativo
2

Paulo 22/07/2025

Tem dados consolidados que em SP funcionou?

positivo
9
negativo
3

Gilston 22/07/2025

Abílio já vai dar emprego pro seu pessoal aí fazer isso nas Escolas municipal.. Tá cheirando corrupção e favorecimento de parentes e amigos.

positivo
24
negativo
2

12 comentários