ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
Aproveitando os recursos ‘sobrando’ para o setor de turismo da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) licitou um projeto no valor de R$2.979.000,00 (dois milhões e novecentos e setenta e nove mil Reais) para a reestruturação do Memorial Marechal Rondon, em Santo Antônio do Leverger.
De acordo com a publicação feita no Diário Oficial do Estado, que circula nesta terça-feira (03), a empresa vencedora do processo licitatório é a Aroeira Construções e Incorporações e Vendas Ltda. A empresa foi a única presente na concorrência pública realizada em abril.
Por meio da assessoria, a Secopa informou que a licitação foi feita pela Secretaria para ‘aproveitar’ recursos destinados para o setor de turismo que estavam parados no órgão. A Secopa informou ainda que a licitação realizada pela Secretaria faz parte de uma acordo firmado com a Sedtur, que visa utilizar esses recursos para atender as obras voltadas para o turismo em Mato Grosso.
O memorial tem 3,4 mil metros quadrados e está há mais de 20 anos com as obras paradas. Foram gastos mais de R$ 800 mil na construção de uma estrutura, porém por falta de falta de verba a obra foi interrompida. Após tanto tempo parado, o projeto já apresenta sinais de deterioração.
O memorial contará com piso principal atividades comunitárias e de apoio ao turismo, como venda de artesanato, guias e informações. Uma sala para projeção de vídeos, um mezanino com salas de exposição, biblioteca, salas de apoio e um laboratório de campo em conjunto com universidades interessadas. A meta é tornar o local em museu temático e centro cultural. O memorial também irá guardar os restos mortais de Rondon.