facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 20 de Outubro de 2025
20 de Outubro de 2025

20 de Outubro de 2025, 18h:00 - A | A

CIDADES / CUIABÁ E VG

Secretário garante que obras do BRT serão concluídas até julho de 2026

Padeiro, junto a sua equipe técnica, formada pelos engenheiros Isaac Nascimento Filho e Meiri Serci, participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

DA EDITORIA



As obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande serão entregues até julho de 2026. A informação foi dada, hoje (20), pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

Padeiro, junto a sua equipe técnica, formada pelos engenheiros Isaac Nascimento Filho e Meiri Serci, participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a pedido do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

Diante o questionamento sobre o atraso das obras, Padeiro voltou a ressaltar, nesta segunda-feira, que um dos responsáveis por isso foi o ex-prefeito da Capital Emanuel Pinheiro, que chegou apreender os maquinários do Estado que realizavam as intervenções.

LEIA MAIS: Secretário culpa Emanuel por atraso de obras do BRT: "Até maquinário ele mandou apreender"

Um outro motivo apresentado pelo secretário é a falta de mão de obra em Cuiabá. “Pra colocar gente pra trabalhar à noite é uma mão de obra especializada e não tem em Cuiabá. Aliás, não tem mão de obra disponível no Brasil, principalmente especializada”, disse.

Não adianta eu pegar e transferir tudo para noite, eu não vou ter a luz do sol para eu ver os problemas, pra gente trabalhar com mais tranquilidade”, completou.

O secretário exemplificou que as concretagens frequentemente precisam ser interrompidas durante os horários de pico e retomadas fora desses horários para garantir o fluxo.

A logística de transporte de concreto também apresenta desafios. Os caminhões transitam pela cidade em horários de grande movimento, o que pode aumentar o tempo de entrega. Em alguns casos, como mencionado, o trajeto entre a concreteira e o local da obra pode levar até 40 minutos”, citou ele.

Durante a audiência, Lúdio pediu esclarecimentos sobre o descumprimento do acordo firmado que previa a conclusão do trecho entre o Crea (Conselho Regional de Engenharia) e o Hospital de Câncer até o fim de agosto, além do andamento das novas frentes de obras na Prainha e avenida Fernando Correa.

Estamos dedicados a cumprir nossa função de fiscalizar as ações do Executivo e acompanhar o progresso das obras do BRT. Na audiência de hoje, foram esclarecidos os cenários futuros, incluindo o trecho sob responsabilidade do primeiro consórcio, que foi concluído, do Hospital de Câncer até o viaduto da Sefaz (Secretaria de Fazenda), do Crea até a Defensoria Pública, com algumas obras de travessia ainda em andamento”, afirmou o deputado. 

Também foram questionados  trechos em execução, que se estendem do viaduto da Sefaz até a ponte entre Cuiabá e Várzea Grande.

O secretário garantiu que o prazo estabelecido é de seis meses para a conclusão, até 31 de dezembro, podendo se estender até o final de fevereiro. A licitação dos terminais e estações está em andamento, e a licitação do trecho da avenida Fernando Corrêa, segundo ele, está prevista para 45 dias, com estimativa de 12 meses para a conclusão”, acrescentou. 

Apesar das paralisações, Padeiro pontuou que a obra de Cuiabá e Várzea Grande será entregue até julho de 2026 e que o contrato da nova licitação ficou orçada em R$ 156 milhões.

As obras estão andando, o cronograma está apertado, mas estamos cumprindo. As adequações que têm que ser feitas serão realizadas, se precisar de algum prazo, não vai ser prazo longo”, concluiu.

Comente esta notícia