facebook instagram twitter
Cuiabá, 23 de Março de 2023
logo
23 de Março de 2023

26 de Outubro de 2013, 08h:00 - A | A

CIDADES / HOSPITAL SÃO BENEDITO

Prédio abandonado vira unidade de saúde em 4 meses, prevê Mendes

Local foi alugado para o Estado, que pretendia construir um hospital de transplante. Porém, o plano nunca saiu do papel.

VINÍCIUS LEMOS



A primeira unidade de Saúde a ser gerida pela Empresa Cuiabana de Saúde será o Hospital São Benedito. O nome é novo e provisório, no entanto, o prédio que abrigava o Hospital das Clínicas está fechado há mais de cinco anos.

Durante pouco mais de um ano, o Estado alugou o local, sob o argumento de que iria construir uma unidade para a realização de cirurgias de alta complexidade, porém o plano nunca saiu do papel. O aluguel pago pela Prefeitura de Cuiabá será de R$ 130 mil por mês.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Kamil Fares (PSB), afirmou ao RepórterMT que o hospital estará aberto e em pleno funcionamento em até quatro meses, e terá o objetivo de diminuir o caos que toma conta da saúde pública.

O titular da pasta não confirmou, mas a medida seria uma forma de diminuir o impacto da prorrogação no prazo para construção do novo Pronto Socorro de Cuiabá, que foi anunciada durante a campanha do prefeito Mauro Mendes.

Ele prometeu entregar o hospital em 2014, mas o chefe do Executivo reavaliou a situação e anunciou a inauguração para 2016, no final de seu mandato. A previsão é que a construção do novo pronto socorra consuma R$ 40 milhões do orçamento.

MEDIDA PALIATIVA

“O São Benedito está sendo montado para atender a demanda de pacientes de Cuiabá e do interior de Mato Grosso”, disse o secretário. Fares também afirmou que o prédio deve começar a funcionar a partir do começo do ano que vem. “Acredito que em janeiro já esteja tudo pronto e será iniciado o atendimento aos pacientes”.

De acordo com Fares, uma reforma terá de ser feita no prédio. “O proprietário do local vai realizar uma reforma para entregar o prédio em bom estado, porém, todos os equipamentos terão de ser novos, com alta tecnologia”. O Ministério da Saúde já aprovou o orçamento para a compra de equipamentos para a instituição.

O prédio do futuro Hospital São Benedito, que está localizado na avenida São Sebastião, estava vazio até um ano atrás. Em decorrência do abandono, o entorno do local abrigava mato, animais e usuários de drogas.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed/MT), Elza Queiroz, questionou a utilidade que o prédio teve para o seu locatário anterior. “É bastante questionável o fato de o local ter sido alugado durante um ano para o Governo e nunca ter se tornado um hospital de alta complexidade, como havia sido prometido”, declarou.

Comente esta notícia