DA REDAÇÃO
Empresas que realizam o transporte coletivo de passageiros em Cuiabá terão que implantar, em definitivo, o sistema de cartão eletrônico em todos os ônibus que transitam na Capital. A determinação foi do Tribunal de Justiça, e proferida pelo juiz Alex Nunes de Figueiredo, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá.
O juiz avaliou que as empresas não podem impedir o embarque que passageiros que não tenham conseguido comprar ou recarregar o cartão eletrônico por falta de pontos credenciados. Atualmente são 500 pontos de vendas e a previsão é de que sejam instaladas mais 300.
A Associação Matogrossense de Transporte Urbano (MTU) afirmou que o passageiro que não conseguir comprar o cartão simples de transporte, pode andar gratuitamente e descer pela porta da frente.
VENDA FACILITADA
Na determinação dada em 2012, ficou estipulado que a MTU ampliasse o número de pontos de vendas do bilhete eletrônico. À época, existiam 110 pontos de venda e, de acordo com a MTU, esse número aumentou conforme o solicitado.
Também ficou estabelecido que a MTU deve divulgar continuamente as medidas ordenadas pela Justiça, mediante a fixação de cartazes nos ônibus em circulação, a fim de informar aos usuários, e como forma de fiscalizar o cumprimento da decisão judicial.
Caso as empresas de ônibus e a MTU descumpram a decisão, terão que pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.
Evanilde Almeida 17/10/2013
Muito boa essa decisão,pois é muito difícil pra que mora em outras cidades e principalmente do interior chegar em Cuiabá ,as vezes a pessoa desce em lugar que não seja um ponto de venda e pra piorar os motorista na maioria são mal educados quando questionados como fazer,eu mesma ja paguei em dinheiro para o motorista e sei que isso não é repassado as empresas.
1 comentários