APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT
Um homem de 26 anos, morador de Itanhangá (516 km de Cuiabá), perdeu a visão após ingerir uísque de origem duvidosa. Ele e a sogra, de 42 anos, estão internados no Hospital Regional de Sorriso com suspeita de intoxicação por metanol.
De acordo com informações médicas, o homem apresenta quadro estável, embora tenha dado entrada na unidade com falta de ar e cegueira temporária. Já a sogra está intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A bebida teria sido comprada em uma distribuidora de bebidas em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, segundo apuração da polícia.
Em conversa com agentes da Polícia Militar, o paciente relatou que adquiriu uma garrafa de uísque em um supermercado local, e que os sintomas surgiram logo após o consumo.
LEIA MAIS - Duas pessoas são internadas em MT após beber uísque adulterado
Com base nas informações repassadas, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma fiscalização no estabelecimento citado.
Durante a vistoria, foram apreendidas 10 garrafas do mesmo uísque, todas com irregularidades nas embalagens, incluindo lotes e datas de fabricação e validade divergentes.
O proprietário do supermercado informou ter comprado uma caixa com 12 garrafas em um comércio de Várzea Grande. O material foi recolhido e encaminhado para perícia.
Atualmente, as autoridades sanitárias estaduais investigam quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Os dados constam na última atualização do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Metanol: ameaça à saúde pública
O metanol é uma substância química utilizada como solvente, combustível e componente de produtos de limpeza. Mesmo em pequenas quantidades, sua ingestão pode provocar danos neurológicos, hepáticos e visuais graves, podendo causar cegueira ou morte.
Geralmente, o metanol é usado para adulterar bebidas e combustíveis. Devido ao alto risco à saúde, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mantém regras rigorosas de controle sobre o armazenamento e a comercialização do produto.
















