Cuiabá, 06 de Outubro de 2022
logo

22 de Novembro de 2013, 17h:00 - A | A

CIDADES / PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria do Sul deixa tempo nublado e chuvoso em todo o Estado

Clima chuvoso deve durar todo o fim de semana,; mas as temperaturas ficam altas, batendo os 32ºc em Cuiabá

TITA MARA TEIXEIRA
DA REDAÇÃO



Uma frente fria que chegou nesta quinta-feira ao sul do país deixa o tempo nublado em grande parte de Mato Grosso e com possibilidade de chuva em todo o Estado no fim de semana. A umidade relativa do ar fica alta, variando entre 60% e 70%, conforme o 9º distrito de meteorologia.

Apesar do clima chuvoso, as temperaturas ficam elevadas; a máxima deve bater em 38ºc. em MT. Em Cuiabá a temperatura fica um pouco mais amena, com máxima de 32ºC.  Em Chapada dos Guimarães, fica entre 22ºc a 32ºc. Em Sinop, os termômetros atingem 38ºc, apesar da chuva.

De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, o intenso período de chuvas é característico desta época do ano, e somente neste mês já choveu 78 mm, o que é considerado normal.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a quinta-feira (21) foi o quarto dia mais chuvoso do mês, com cerca de 15 mm, perdendo apenas para o dia 17 , que registrou quase 30 mm de chuva. O dia com o maior registro de precipitação durante o mês de novembro foi no dia 3, em que choveu quase metade da chuva esperada para todo o período.

CEPTEC/Inpe

Gráfico demonstra índice de preciptação durante o mês de novembro

 

Estragos


As chuvas registradas desde o início do mês em Cuiabá causaram transtornos em ruas e avenidas devido ao alagamento. Parte de um barranco próximo ao viaduto da Miguel Sutil, recém-inaugurado pela Secopa, chegou a deslizar devido à chuva forte que atingiu a capital no dia 12 de novembro.

Para evitar maiores danos, a Defesa Civil em Cuiabá começou a executar um Plano de Contingência para evitar transbordamentos e deslizamentos de terra nas regiões próximas a córregos na capital. De acordo com um levantamento realizado pela Defesa Civil, atualmente 3.400 famílias correm o risco de perder suas casas por causa das chuvas na região metropolitana de Cuiabá. E caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada através do número 197.

 

Comente esta notícia