ASSESSORIA
DA REDAÇÃO
Cerca de dois mil profissionais, contratados e subcontratados contabilizam o número de pessoas que trabalham diariamente na FIFA Fan Fest de Cuiabá. Eles aproveitaram o período da Copa do Mundo na cidade para ganhar um dinheiro extra e aumentar a renda da família.
Rosa Santos, cuiabana e mãe de dois filhos, estava há dois anos desempregada. No entanto, poucos dias antes de iniciar o Mundial, ela encontrou na Fan Fest uma oportunidade para trabalhar como atendente de bar, e, assim, aumentar o orçamento da família. “O melhor é poder conhecer pessoas novas, se divertir e ainda ganhar dinheiro”, contou.
Nos dias em que a Seleção Brasileira joga, Rosa vibra com os colegas de trabalho e o público que estão na Fan Fest. “Se gritam, eu já pensou que foi gol. As pessoas entendem quando eu paro o que estou fazendo para dar uma olhadinha no telão, afinal, sou brasileira também. É muito bom trabalhar e torcer”, completou.
Assim como Rosa, a atendente de lanchonete Gislaine Vilhalva também se beneficiou com o trabalho temporário durante a Copa do Mundo. “Estava há quatro meses sem trabalhar. Além de poder ganhar um dinheiro extra, é uma honra fazer parte deste evento”, disse.
Para o pecuarista André Fernandes Freitas, o trabalho como animador em um estande foi uma alavanca para conseguir outras oportunidades de emprego. “A Fan Fest é uma vitrine, pois abre novas portas. Através dela, eu consegui trabalho para depois da Copa do Mundo”, finalizou.
REALIZAÇÃO - A FIFA Fan Fest é uma realização da Federação Internacional de Futebol (FIFA), em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo e da Associação Casa de Guimarães, responsável pela estrutura do evento. Montada no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Acrimat), a 2,5 km de distância da Arena Pantanal, a FIFA Fan Fest é um espaço com entrada gratuita à população e turistas, em uma área total de 40 mil m² com capacidade para receber até 50 mil pessoas e estacionamento para dois mil veículos.