facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Dezembro de 2024
05 de Dezembro de 2024

09 de Outubro de 2013, 06h:10 - A | A

CIDADES / MULTAS À DISTÂNCIA

Faixa Verde volta a funcionar com câmeras de monitoramento

A Faixa Verde foi implantada na gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), e suspensa cinco anos depois, em agosto de 2012, após notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público Estadual.

ALINE FRANCISCO



A reimplantação da Faixa Verde na região central de Cuiabá divide opiniões. De um lado, os comerciantes reclamam da falta de rotatividade nas vagas de rua. De outro, os trabalhadores da região sentem no bolso o peso de ter que pagar por um estacionamento "público". O projeto da Prefeitura de Cuiabá busca atender a demanda dos comerciantes, já que os veículos podem permanecer estacionados por, no máximo, três horas. A novidade é que nesse novo projeto, o estacionamento vai ser monitorado por câmeras de segurança.

Uma equipe especializada vai acompanhar a movimentação das ruas dentro da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Público (SMTU). A tecnologia permite que a fiscalização seja feita sem a presença de um Agente de Trânsito no local.

A Faixa Verde será administrada por uma empresa terceiriza que será escolhida por meio de um processo licitatório. Ainda não há previsão para a publicação do edital, segundo Michel Diniz, coordenador de Trânsito da SMTU. O edital já foi elaborado, e agora aguarda a publicação da concorrência pública. Além de administrar a Faixa Verde, a empresa vencedora terá que contratar os vendedores que permanecerão nas ruas atendendo os motoristas que não tiverem o bilhete eletrônico ou cadastro na Prefeitura.

Quanto a recarga do bilhete de estacionamento, o secretário da SMTU, Antenor Figueiredo, disse que vários pontos serão espalhados pela cidade. Os cartões também podem ser reabastecidos em drogarias e até por celular. O valor do estacionamento ainda não tem preço definido, e será anunciado quando a empresa administradora for definida. O orçamento disponível para o projeto ainda não foi anunciado.

A Faixa Verde foi implantada na gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), e suspensa cinco anos depois, em agosto de 2012, após notificação recomendatória expedida pelo Ministério Público Estadual (MPE) à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU).

O município acatou a recomendação e mantém a gratuidade dos serviços até a conclusão da concorrência pública. Ainda no fim de 2012, a Prefeitura, na gestão de Chico Galindo (PTB), abriu um procedimento licitatório, que foi suspenso para readequações. Na gestão anterior, eram disponibilizadas 1280 vagas na região central de Cuiabá, a previsão é que esse número aumente.

Comente esta notícia

toninho 09/10/2013

Sou um dos motoristas que muito tenho sofrido com a falta de estacionamento , para idoso principalmente, isto porque os motoristas em CUIABÁ ,não tem a educação e o respeito na hora em que estacionam, respeitar as faixas demarcadas ,estacionando seus veículos onde caberiam, dois (02 ) seria falta de atenção ou educação mesmo ?

positivo
0
negativo
0

1 comentários