facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 28 de Março de 2025
28 de Março de 2025

19 de Setembro de 2013, 15h:11 - A | A

CIDADES / OBRAS DA COPA

Elevado vai ser entregue; fluxo deve melhorar em avenida; veja fotos

Assessores de Mobilidade Urbana da Secopa explicam funcionamento do trânsito em uma das principais avenidas de Cuiabá após a conclusão do viaduto da Sefaz, que deve ocorrer nos próximos dias

DA REDAÇÃO



O intenso fluxo de veículos que circula pela capital mato-grossense ganhará um novo fôlego após a liberação da obra do viaduto Sefaz, em construção na avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). O trecho, por onde trafegam mais de 2.700 automóveis por sentido em horário de pico, será revitalizado pela estrutura de 278 metros em formato de ferradura, edificada exclusivamente para ser usada como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo.

Composto por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, o viaduto rodoviário proporcionará fluidez ao sobrecarregado trânsito da região, como explica o engenheiro de tráfego Rafael Detoni, que é assessor de Mobilidade Urbana da Secopa.

“A retenção dos veículos por causa dos semáforos já estava gerando longas filas de congestionamento, que entravam em conflito com os cruzamentos. O fluxo contínuo proporcionado por essa obra reduzirá em até cinco minutos o tempo de percurso dos motoristas”, afirma.

O itinerário para quem segue em direção aos bairros da região do CPA, deverá ser adotado pelas faixas da esquerda, abaixo do elevado. No sentido inverso (CPA-Centro), os veículos terão duas faixas de rolamento livres para o tráfego, ainda passando por debaixo da arquitetura (como mostra a imagem ao lado), e uma terceira pista lateral ao viaduto para aqueles que se dirigem ao Centro Político e Administrativo.

O mesmo curso deverá ser tomado, seguindo pela via marginal e após conversão à direita, para quem trafega sobre a estrutura e se destina ao Centro Político e Administrativo.

“O acesso de pedestres à avenida também está garantido”, diz o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho. Devido às alterações, a faixa de travessia para pedestres será sinalizada logo após os atuais pontos de ônibus, nos dois sentidos da via, com rebaixo para cadeirantes. “Ao executar um projeto devemos pensar em como atender bem toda a comunidade, garantindo o direito à acessibilidade e não limitando o direito de ir e vir”, completa Sobrinho.

VIADUTO RODOVIÁRIO

O projeto arquitetônico do viaduto Sefaz, presente no escopo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na linha 1 (Aeroporto-CPA), compõe as 13 obras de arte planejadas para os 22,2 km de percurso do novo modal de transporte urbano.

 “Essa foi uma obra rápida, que demandou pouca remoção de interferência e muita paciência da população, por se concentrar em uma das principais avenidas de Cuiabá. A compreensão e o apoio foram essenciais em todas as etapas dessa obra”, comenta o coordenador da Comissão de Fiscalização do VLT na Secopa, Edno Carvalho.

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

celso 21/09/2013

o único problema que eu vejo é que são muitas obras ao mesmo tempo,e pra quem trabalha e estuda fica muito dificultoso e acaba saindo prejudicado,sinceramente não acredito que o governo do estado penso no povo ão começar essas obras que nunca terminam,futuramente vai ficar bom? vai, más e agora como esta?

positivo
0
negativo
0

Jean 20/09/2013

é melhor vocês tentarem concertar a bola de cristal de vocês, pois elas só estão prevendo o que os idiotas costumam falar, ta pior que aquelas "fuxiqueiras" que não tem o que fazer. Quando começarem a estudar vão saber analisar as coisas corretamente, tenho certeza que vocês mal sabem interpretar um texto infantil.

positivo
0
negativo
0

Anônimo 20/09/2013

Falou tudo Marcelo, não conseguem ver as melhorias, só reclamam das novidades, nunca pode falar bem.

positivo
0
negativo
0

Marcelo 20/09/2013

Existem em grandes cidades pessoas desaprendidas e, para falar a verdade em toda parte.Todos são passíveis de aprender.Uma coisa leva a outra, boa organização em um trânsito constante leva a nos atentarmos para não darmos muitas voltar ou mesmo colidir,normal....Agora essa conversa de que: O povo de Cuiabá...bla bla bla...conversa de quem é boca aberta e tem língua comprida. Tá defecando pela boca...sorry

positivo
0
negativo
0

Ouvinte 20/09/2013

Kkkkkkkkkkkk, falou tudo Leandro. Vão entrar no viaduto e quando der conta que estão errados vão querem voltar de marcha ré. To até imaginando a cena.

positivo
0
negativo
0

gustavo 20/09/2013

ali nao passa 02 veiculos de grande porte numa mesma velocidade , vai dar acidente.obra mal feita

positivo
0
negativo
0

Leandro 19/09/2013

Galera de Cuiabá não sabe andar em faixas específicas, muito menos mudar de faixa na hora certa, deixam sempre para mudar de faixa na última hora, fechando os outros, e é claro, sem dar seta! To até vendo a quantia de acidente na entrada do viaduto por conta disso.

positivo
0
negativo
0

7 comentários