facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Novembro de 2025
19 de Novembro de 2025

19 de Novembro de 2025, 16h:30 - A | A

CIDADES / ORDEM PÚBLICA

Domingo de limpeza: mutirão vai retirar fios soltos e cabos abandonados em avenida de Cuiabá

A força-tarefa integra a “Operação Telefone sem Fio”, conduzida pela Energisa MT, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Ordem Pública (Sorp), Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança Pública.

DO REPÓRTERMT



O mutirão para remoção de fios soltos e cabos abandonados nos postes da Avenida das Palmeiras, no bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, Mato Grosso, será realizado neste domingo (23), a partir das 8h.

De acordo com a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a força-tarefa integra a “Operação Telefone sem Fio”, conduzida pela Energisa MT, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Ordem Pública (Sorp), Mobilidade Urbana (Semob) e Segurança Pública.

“Reforçamos que a atuação na avenida não exclui a responsabilidade da Energisa em relação aos demais pontos da cidade. Todos nós enfrentamos um grande desafio, que é combater essa desordem que provoca poluição visual e riscos à segurança da população em Cuiabá”, destacou Juliana.

O Procon Municipal também disponibiliza o telefone fixo (65) 3641-6400 para o envio de mensagens via WhatsApp destinadas a reclamações. Segundo a secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, neste domingo, um colaborador estará de plantão para receber, via WhatsApp, reclamações referentes ao corte do fornecimento de internet.

“E, durante a semana, também estaremos recebendo reclamações pessoalmente em nossos pontos de atendimento. Foi dado o prazo para que as redes de telefonia se regularizassem e, caso o consumidor fique sem o fornecimento do serviço contratado, a responsabilidade por esse corte é inteiramente da empresa de telefonia”, completou Mariana.

A operação Telefone sem Fio começou com a elaboração de um plano de trabalho que inclui a notificação das empresas de telecomunicação pela Energisa, responsável pela sublocação e fiscalização do uso adequado dos postes. As operadoras notificadas tiveram cerca de um mês para realizar as adequações necessárias.

Para o engenheiro de construção e manutenção da Energisa MT, César Seixas Salomão, o esforço conjunto é essencial para reduzir riscos causados por fiações irregulares ou em desuso. “A limpeza dos postes aumenta a segurança da população, evita interferências na rede elétrica. A atuação conjunta com a Prefeitura permite identificar os pontos críticos com rapidez e executar intervenções seguras e eficientes. Nosso compromisso é contribuir para uma cidade mais segura, eficiente e preparada para atender bem a população”, afirmou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia