Cuiabá, 02 de Outubro de 2022
logo

10 de Dezembro de 2013, 08h:30 - A | A

CIDADES / EFEITO COPA

Cuiabá terá 104 radares e 119 dedos-duros nos semáforos; licitação sai na quarta

A empresa vencedora do certame terá o contrato de 48 meses para operar o sistema

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU) pretende lançar nesta quarta (11) o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela implantação dos radares eletrônicos nas principais avenidas de Cuiabá. A instalação, porém, que era prevista para este ano, segue sem nova data.

O titular da pasta, Antenor Figueiredo, garantiu que a publicação do edital será feita. “Já repassamos o edital para ser analisado, agora queremos que seja publicado para ter pelo menos a empresa prestadora do serviço escolhida”, diz.

Antenor explica que a empresa terá o contrato de 48 meses. Nos primeiros 24 meses, serão instalados 104 aparelhos nas avenidas que apresentam os principais conflitos no trânsito.

As primeiras vias a receberem as ferramentas serão: Avenida das Torres, Avenida Beira Rio, Avenida Isaac Póvoas, Avenida Getúlio Vargas e Estrada do Moinho, que de acordo com estudo da SMTU, são as que registram o maior número de abusos de velocidade.

A instalação dos equipamentos também depende da liberação das avenidas que atualmente estão sofrendo intervenções em virtude das obras da Copa do Mundo de 2014. Assim que liberadas, as Fernando Corrêa, Miguel Sutil, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Rubens de Mendonça (CPA) também receberão os radares.

Além dos radares, serão instalados 119 detectores de movimento, a fim de flagrar veículos que param sobre a faixa de pedestre ou que ‘furam’ o sinal vermelho. Ainda de acordo com o edital, não haverá vinculação do serviço prestado à quantidade de multas aplicadas.

MINISTÉRIO PÚBLICO

O município já acumula R$ 3,1 milhões de multas pelo descumprimento do termo, assinado em julho de 2011 enquanto o vereador Júlio Pinheiro (PTB) estava à frente da administração municipal.

A Prefeitura já conseguiu junto que a multa milionária seja revertida em investimento no trânsito, melhorando a sinalização viária e a modernizando o sistema de semáforos antigos por aparelhos com contador regressivo.

Comente esta notícia

Odair Prado 11/12/2013

Sr. Secretário, não dúvidas na melhoria que esses radares farão ao nosso trânsito, porém se atente em um de seus assessores que está ganhando por fora rasgando multas que os agentes de trânsito aplicam cobrando menos que as inflações. Já está famoso na área e muito requisitado.Uma hora a casa vai cair. Parabéns pela gestão.

1 comentários

1 de 1