facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Setembro de 2024
14 de Setembro de 2024

13 de Dezembro de 2012, 19h:06 - A | A

CIDADES / COPA 2014

Coordenador médico do COL debate sistema de saúde em Cuiabá

Haruki atua como ortopedista e assumiu a responsabilidade de representar o COL nas ações previstas para área de saúde

DA REDAÇÃO



O coordenador médico do Comitê Organizador Local (COL) em Cuiabá, Haruki Matsunaga, se reuniu na tarde desta quarta (12) com a Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo da Fifa 2014. O encontro foi realizado na sede da secretaria extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), com a presença do secretário adjunto de Projetos Especiais, Darci Lovato, e representantes da área de saúde do Estado e da Prefeitura de Cuiabá.


Haruki atua como ortopedista na capital mato-grossense e assumiu a responsabilidade de representar o COL no acompanhamento das ações previstas para área de saúde durante o Mundial. Ele explicou que vai monitorar os preparativos e também contribuir com sugestões para os sistemas público e privado de saúde, de acordo com as demandas específicas do evento.


Em Mato Grosso, a secretaria de Estado de Saúde (SES) já definiu o planejamento estratégico para as ações da pasta com foco na Copa.  As frentes de trabalho estão divididas em dois grandes eixos: Redes de Serviços em Assistência em Saúde e Vigilância em Saúde. 


Na área da assistência, a SES está trabalhando na reorganização das Redes de Serviços do SUS na região metropolitana de Cuiabá.

O Estado e os municípios que compõem a Região do Vale do Rio Cuiabá já finalizaram o Plano Estadual de Atenção as Urgências e Emergências, abrangendo o Samu 192, Atenção Domiciliar, Sala de Estabilização, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto-Socorro e Hospital com Porta de Entrada, Leitos de   Retaguarda, Leitos de UTI e Leitos de internação de longa Permanência.


O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de liberar R$ 45 milhões para obras e reformas dos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande e demais unidades de Saúde da região metropolitana. O projeto Samu 100% também já foi aprovado pelo Ministério, que investirá R$ 5 milhões para que a Central Estadual de Regulação do Samu, com  abrangência em todos os municípios mato-grossenses. 

Comente esta notícia