DA REDAÇÃO
Os bancários de Mato Grosso devem voltar ao trabalho a partir de terça-feira (18). Está é a orientação do sindicato da categoria (Seeb/MT), após negociação realizada entre o comando nacional de greve e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nos dias 13 e 14, em São Paulo (SP). Os trabalhadores estão com as atividades paralisadas há mais de 20 dias. Trata-se da maior greve dos últimos 20 anos. As propostas serão analisadas pelos bancários no final da tarde de hoje (17).
Ao final das conversações, ficou acertado novo piso salarial, reajustado em 4,38%, que passa para R$ 1.400. Além disso, os bancários receberão reajuste linear de 9% e aumento na Participação dos Lucros e Resultados (PLR). O fim do transporte de dinheiro por parte de funcionários e de rankings de resultados também foi combinado.
Para os funcionários públicos o acordo foi ainda melhor. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, será realizado concurso público para mais cinco mil contratações, até o final de 2012. No piso salarial, o comando conseguiu 11,55% de reajuste. Já o Banco do Brasil reafirmou aquilo que havia sido acertado com a Fenaban.
Os dias parados não serão descontados. Os trabalhadores se comprometeram a realizar a reposição, durante a semana e no máximo em duas horas por dia até 15 de dezembro.