Cuiabá, 30 de Junho de 2022
logo

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011, 08h:11 - A | A

COPA 2014

Auditores vistoriam obras da Arena Pantanal

Cerca de 200 auditores de obras públicas que atuam em tribunais de contas de todo o país estiveram acompanhando de perto as obras

DA REDAÇÃO

Com 35% dos serviços executados, a Arena Pantanal recebeu nesta quarta-feira (09), a visita técnica de um grupo de cerca de 200 auditores de obras públicas que atuam em tribunais de contas de todo o país.  O evento integra a programação do VIX Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), em Cuiabá (MT).

Antes da visita, o assessor técnico da Secopa, engenheiro João Paulo Curvo, ministrou uma palestra sobre o conceito de sustentabilidade do novo Verdão, detalhando também curiosidades sobre a obra e as etapas do processo de construção do empreendimento. Na sequência, os participantes do simpósio foram ao canteiro de obras.

De acordo com João Paulo Curvo, a preocupação com a sustentabilidade foi um dos fatores que levaram o projeto do estádio a ser premiado internacionalmente (The Americas Property Awards 2010) como uma das melhores obras públicas das Américas. “Reaproveitamento de luz solar, água da chuva, ventilação, entre outras práticas sustentáveis até mesmo na fase de obras são fatores essenciais para obtenção do atestado de construção verde”, ressaltou.

O novo Verdão é um dos oito estádios brasileiros que buscam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação de edificações para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

As práticas sustentáveis podem resultar na economia de 30% a 50% no uso de energia e água, por exemplo. Além disso, as edificações que contemplam tais atributos reduzem cerca de 35% das emissões de CO2 em relação aos empreendimentos tradicionais.

ARENA MULTIUSO

A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43.600 espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da Arena.

Comente esta notícia