Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

01 de Janeiro de 2018, 07h:55 - A | A

VARIEDADES / MELHORA RACIOCÍNIO E ATENÇÃO

Falar sozinho pode ser bom para o cérebro

Falar enquanto realiza uma tarefa estimula o cérebro e ajuda na memorização

MINHA VIDA



Falar sozinho enquanto faz alguma coisa não é necessariamente um sinal de loucura, muito pelo contrário, talvez você seja um gênio. Um estudo realizado há algum tempo mostrou que falar sozinho pode ser excelente para o cérebro.

O psicólogo e pesquisador Gary Lupyan reuniu 20 voluntários em um supermercado e pediu para que eles se lembrassem de alguns objetos. Aqueles que foram orientados a pronunciar os objetos enquanto observavam tiveram mais facilidade para lembrar e encontrar eles dentro do supermercado.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Mas porque falar sozinho faz bem?

Quando você fala sozinho, está ativando seu mecanismo sensorial, facilitando o acesso a sua memória. Além de ajudar a focar em uma tarefa que está sendo realizada, falar sozinho contribui para o reconhecimento de objetos rapidamente, assim, a imagem daquilo que foi dito chega a sua mente imediatamente.

Já em momentos de estresse ou raiva, é comum murmurar coisas para si mesmo e isso ajuda a liberar a raiva, colocar os pensamentos em ordem e, consequentemente, se acalmar. Apesar de ser difícil compartilhar com outras pessoas tudo aquilo que pensamos, falar sozinho pode ser uma ótima alternativa para turbinar a memória.

 

Comente esta notícia