facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 01 de Julho de 2025
01 de Julho de 2025

30 de Dezembro de 2019, 16h:06 - A | A

VARIEDADES / SAÚDE E BEM ESTAR

Entenda o que é a glutamina e como tomá-la para aumentar músculos

O aminoácido é responsável por promover e manter a hipertrofia muscular e melhorar a performance de atleta

METRÓPOLES



A glutamina é um aminoácido que pode ser encontrado nos músculos, mas que também pode ser produzido a partir de outros aminoácidos. Entre outras funções, a glutamina é responsável por promover e manter a hipertrofia, melhorando a performance do atleta e a recuperação após o exercício físico.

Após atividade física intensa os níveis de glutamina normalmente diminuem e, nesses casos, pode ser recomendada a suplementação desse aminoácido. A suplementação de glutamina é normalmente feita por atletas de fisiculturismo com o objetivo de manter os músculos e prevenir infecções, principalmente durante o período de competições.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

A glutamina pode ser encontrada em suplementos alimentares na forma de aminoácido livre, que é chamada de L-glutamina, ou na forma de peptídeo, em que está ligada a outros aminoácidos. A glutamina peptídeo é quase 70% mais absorvida que a L-glutamina. O aminoácido também pode ser encontrado em diversos alimentos como, por exemplo carnes, peixes e ovos

Para que serve

Além de promover o crescimento muscular, evitar a perda de massa magra, melhorar o desempenho no treino e a recuperação muscular, a glutamina possui outros benefícios, como:

  • Melhorar o funcionamento do intestino, porque é um nutriente vital para a reparação;
  • Melhorar a memória e a concentração, por ser um neurotransmissor essencial no cérebro;
  • Ajudar a tratar a diarreia, equilibrando a produção de muco, o que resulta em evacuações saudáveis;
  • Melhorar o metabolismo e a desintoxicação celular;
  • Limitar os desejos de açúcar e de álcool;
  • Melhorar os sintomas da diabetes;
  • Equilibrar o balanço ácido-básico durante estados de acidose;
  • Promover a desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia;
  • Reforçar o sistema imune por meio da regulação da resposta imune de IgA, que é um anticorpo importante no ataque de vírus e bactérias.

O suplemento de glutamina também é recomendado para pessoas que estão se recuperando de lesões, queimaduras, tratamento para câncer ou cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções.

Como tomar glutamina

A quantidade diária recomendada de L-glutamina ou de Glutamina Peptídeo é de 10 a 15 g para atletas, repartido em 2 ou 3 doses, e de 20 a 40g para outras situações que devem ser sempre avaliadas pelo médico. A glutamina pode ser consumida antes do treino juntamente com uma fruta ou antes de dormir.

O consumo de mais de 40g de glutamina por dia pode causar náuseas e dores abdominais, sendo importante ter orientação de um nutricionista para verificar a necessidade e quantidade do suplemento. Além disso, pessoas diabéticas devem consultar o médico para que seja indicada a melhor forma de consumo desse aminoácido.

Glutamina engorda?

Quando tomada nas quantidades recomendadas por dia e, de acordo com a orientação do nutricionista ou do médico, a glutamina não faz com que a pessoa engorde. No entanto, devido ao estímulo do ganho de massa muscular, pode ser percebido ganho de peso devido aos músculos.

Porém, quando tomada sem indicação ou de forma excessiva e desregrada, e sem ser acompanhada da prática de exercícios regulares, a glutamina pode favorecer ao acúmulo de gordura no corpo.

Como aumentar a massa muscular

Para aumentar a massa muscular é preciso adotar hábitos de vida saudáveis. A prática de exercícios físicos de forma regular é fundamental, sendo recomendado que as atividades sejam realizadas de forma intensa, de preferência até atingir a falha muscular e de forma cadenciada.

Associado à prática de exercícios físicos regulares, é fundamental que sejam adotados hábitos alimentares adequados ao objetivo. Normalmente a alimentação para ganho de massa muscular é rica em proteínas, como carne, ovos e leguminosas, por exemplo, sendo importante o acompanhamento de um nutricionista

Comente esta notícia