Cuiabá, 27 de Novembro de 2022
logo

26 de Setembro de 2022, 16h:11 - A | A

VARIEDADES / CONFIRA

Como reconhecer sinais de que estou com a imunidade baixa?

Alguns hábitos ruins atrapalham o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que o indivíduo fique mais suscetível a doenças

ANA GADELHA
METRÓPOLES



O sistema imunológico é responsável por defender o corpo de agentes invasores, como vírus, fungos e bactérias. Composto por células, tecidos e alguns órgãos, ele precisa estar bem azeitado para enfrentar as ameaças à saúde.

Alguns hábitos ruins, como o consumo de álcool e cigarro ou um período de estresse e noites mal dormidas, atrapalham o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que a pessoa fique mais suscetível a adoecer.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Uma dieta equilibrada combinada a exercícios moderados e bons hábitos de sono colabora para o funcionamento do sistema imunológico. Com a pandemia de Covid e a ameaça constante representada pelo coronavírus, a eficiência do sistema imunológico passou a ser uma prioridade na vida das pessoas.

“Os pacientes estão mais preocupados com isso, buscando orientações preventivas com profissionais de saúde ou investigando as razões para fraqueza ou gripe constante, por exemplo. Estar atento a essas questões é importante, a preocupação com o sistema de proteção do nosso organismo deve ser constante”, ressalta Manuela Dowsley, otorrinolaringologista da clínica Otorrino DF, em Brasília.

Quando o sistema imunológico não está funcionando bem, o indicado é eliminar os hábitos ruins e reforçar o consumo de alimentos antioxidantes, como frutas ricas em vitamina-C, por exemplo.

Saiba quais são os principais sinais de imunidade baixa:
– Infecções recorrentes, como amigdalites;
– Doenças simples que demoram a passar, como gripes;
– Cansaço excessivo;
– Manchas vermelhas ou brancas na pele;
– Queda acentuada de cabelos;
– Unhas fracas. Leia mais em Metrópoles

Comente esta notícia