BEM ESTAR
DA REDAÇÃO
Não é segredo que em tempos de agendas atribuladas, acordar bem-disposto é cada vez mais importante. Mas este é um objetivo que pode ser conquistado: adaptando alimentação, exercícios físicos e hábitos, suas manhãs podem dar a arrancada de energia que você precisa para o dia.
Parte fundamental para se encher de disposição logo cedo são os hábitos alimentares da noite anterior. De acordo com o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Peso, o ideal para não se sentir mal após (ou até durante) a noite é não deitar imediatamente depois de comer. No entanto, as refeições mais leves são as indicadas. “O ideal à noite é uma refeição mais balanceada, evitar fritura, gordura, carga grande de proteínas, que são mais difíceis de digerir”.
Um bom sono (o tempo vária, mas a média é oito horas) também ajuda o dia a amanhecer mais promissor. “À noite, há muita liberação de hormônios, como o do crescimento e o cortisol, ligado ao estresse, que influenciam no bem-estar durante o dia”, diz o nutrólogo.
Depois de acordar, invista em um bom alongamento – que pode ser feito ainda na cama. A educadora física Vânia Silva Dias, da Contours, explica que ele pode estimular tendões e ligamentos do corpo, responsáveis pelos movimentos. “Sem alongamento, o corpo fica acuado, porque não foi preparado para as atividades diárias, e a pessoa fica mais cansada”, afirma. Espreguiçar-se, levar as pernas à barriga e estender os braços para as laterais são movimentos que podem ajudar.
Exercícios físicos aeróbicos também são mais indicados para as manhãs. Por pelo menos 30 minutos, eles dão energia para o restante das tarefas. “Eles aceleram o metabolismo, dando disposição para o dia, e liberam cerotonina, hormônio do bem-estar”, diz a preparadora.
Cardápio enérgetico
Por fim, tome um bom café da manhã. A primeira refeição deve ser balanceada com proteínas, carboidratos e fibras para gerar energia, de acordo com a nutricionista Mariana Duro. “Sobrecarregar o corpo na primeira refeição, com leite, achocolatado e pão branco, que geram uma explosão glicêmica no organismo, dificulta a digestão. O ideal é comer alimentos com baixo índice glicêmico, como saladas de frutas, para ficar mais disposto”, diz.
Outros aliados para a disposição e energia do dia a dia são a cafeína (estimulante do sistema nervoso encontrada no café e chás branco, verde, preto e vermelho), a água (que auxilia no transporte de vitaminas e minerais, necessários para se ter energia; e ajuda na eliminação das toxinas pela urina, que proporcionam cansaço) e o ovo (a gema é rica na proteína colina, que pode ajudar na ação cognitiva).
E para ajudar a se manter cheio de disposição, as recomendações dos especialistas são simples: comer a cada três horas e se alongar a cada 20 minutos.