DA ASSESSORIA
A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) será instalada em Mato Grosso nesta terça-feira (17) com a participação de grandes agências do estado. O evento marca o início das atividades da Associação, bem como da diretoria eleita para o biênio 2015/2016. No Brasil, as associadas à Abap concentram aproximadamente 80% de toda mídia comprada no país.
A primeira diretoria em Mato Grosso, composta pelos publicitários Alvaro de Carvalho (presidente), Gustavo Vandoni (diretor de Relações Interassociativas) e Frederico Parma (diretor Administrativo Financeiro), terá como principal objetivo fortalecer a propaganda e as agências que atual no Estado. “Queremos inicialmente trabalhar na qualificação do contratante, pois quanto mais qualificado ele estiver, mais exigirá um parceiro que preste bons serviços, fortalecendo o mercado”, afirmou Carvalho.
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp
O publicitário ressaltou ainda que a Associação de Mato Grosso vai trabalhar, juntamente com a ABAP nacional, também nas melhorias da legislação que envolve a publicidade e na reinvenção do mercado para que possam atender às práticas publicitárias atuais e às tendências do negócio no país. “Vamos dar corpo à entidade nacional em discussões no Congresso em relação à propaganda e ao Conselho Executivo de Normas Padrão (Cenp) para que o mercado esteja protegido, fortalecido e atual”, informou o presidente.
O evento de instalação será realizado nesta terça-feira (16), às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e contará com a presença do presidente nacional, Orlando dos Santos Marques, e do diretor executivo nacional, Decio Vomero. “É um marco importante não só para a publicidade mato-grossense, mas também a todos os consumidores que depositam na propaganda a confiança da marca”, completou.
De acordo com o diretor de Relações Interassociativas, Gustavo Vandoni, o momento em que passa a publicidade é ideal para a instalação da Abap no Estado. “Estamos em uma época complicada no mercado em geral, e não é diferente no da propaganda. O modelo de negócio das agências precisa ser reinventado. E é importante que as agências possam trocar experiências a respeito disso. E essa discussão não se concentra somente entre as associadas de Mato Grosso, mas entre as associadas de todo o país”, complementou.
Entre as associadas estão as agências AS&M Publicidade e Marketing, Casa D’Ideias, DMD Associados, FCS Comunicação, Invent, Mercatto, SOUL Propaganda e ZF Comunicação. “Precisamos despertar em toda a classe o desejo de fazer parte desta associação, e isso só conseguiremos quando os primeiros resultados aparecerem”, argumentou Vandoni.
A primeira etapa de trabalho da diretoria eleita será apresentar a Abap aos demais órgãos e associações de classe, além de veículos de comunicação. “Vamos às entidades associativas que representam os anunciantes locais, como CDLs, associações comerciais, entre outros, com material de apoio institucional, para explicar as relações comerciais do mercado publicitário”, explicou o diretor Administrativo e Financeiro, Frederico Parma.
O presidente ressaltou ainda que a participação de mais agências será fundamental para a defesa dos interesses da classe. “É uma associação das agências e ela só será forte se todas as empresas estiverem unidas no mesmo interesse de uma publicidade cada vez mais qualificada e reconhecida nacionalmente. Será importante a participação de todos com propostas e ideias para a melhoria do mercado”, disse Carvalho.
Parma afirmou também que a instituição vai ajudar a projetar em nível nacional a publicidade do estado. “Nossa propaganda, nesses últimos 10 anos, evoluiu muito e, hoje, se iguala em nível criativo e qualidade de produção aos maiores mercados do país. Acredito que o futuro das agências, junto com o melhoramento da velocidade de banda da internet, seja a descentralização de mercado, ou seja, agências locais atendendo outros mercados, sejam regionais ou nacionais. Vamos trabalhar por uma regulamentação de mercado forte e clara para que, no futuro, as agências se igualem em oportunidades e, assim, tragam uma competitividade saudável para todo o mercado”, finalizou.