facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 10 de Setembro de 2025
10 de Setembro de 2025

31 de Março de 2013, 07h:00 - A | A

POLÍTICA / RENOVADA, MAS NEM TANTO

Para analista Câmara ainda é "Casa dos Horrores"; presidente rebate

A imagem da Casa, aos olhos do povo, ainda está como a da legislatura anterior: manchada pelas discussões sobre como gastar o dinheiro público em benefício próprio e sem mostrar trabalho

RENAN MARCEL



 

Em setembro de 2012 uma alteração na Lei Orgânica foi responsável pelo aumento de seis cadeiras na Câmara Municipal de Cuiabá (de 19 para 25) e, no mês seguinte, as urnas fizeram o trabalho de renovar cerca de 70% dos parlamentares.  Dos 19 vereadores da legislatura anterior, apenas sete foram reeleitos. 
 
A esperança da sociedade era a de que “gente nova” faria uma limpeza no cenário político municipal. No entanto, perto de completar 100 dias, a chamada “renovação” na Câmara não tem feito jus ao nome. Para a sociedade os vereadores da Casa estão legislando em causa própria. Prova disso é que uma das primeiras ações dos parlamentares foi o aumento de seus próprios salários e verbas indenizatórias. 
 
Segundo o analista político João Edson, a imagem da Casa, aos olhos do povo, ainda está como a da legislatura anterior.
 
“As relações com a sociedade não mudaram. O povo continua vendo, por meio das notícias, questões que mostram os vereadores legislando e discutindo como gastar o dinheiro público em benefício próprio, com aumento de salário e de verba indenizatória. Até agora, essa atual Câmara não apresentou nenhum projeto inovador” disse ao Repórter MT
 
Para o especialista, a diferença visível à sociedade, até agora, é a relação de oposição ao Executivo Municipal. “A única mudança significativa aos olhos da população é que essa Câmara não está vinculada à Prefeitura, como eram as Câmaras anteriores. A relação da Câmara com a Prefeitura não é a mesma. Agora, existe ai uma oposição”, analisou. 
 
Se na legislatura anterior o ex-vereador Lúdio Cabral (PT) fazia o papel central de oposição, agora, segundo João Edson, esse papel foi assumido pela Câmara. “Nesse cenário, o papel que o Lúdio tinha se diluiu. Nem mesmo os vereadores do PT ocuparam o lugar do ex-vereador. A Câmara assumiu esse posicionamento”, disse o analista.
 
O cientista político ainda afirma que, de todos os 18 novos vereadores, não houve quem se destacasse nesses três primeiros meses. “Nenhum vereador se destacou efetivamente. Alguns têm aparecido mais na mídia, mas isso não significa trabalho efetivo. O João Manuel, por ser presidente tem aparecido mais, o Faissal [PSB] tem se movimentado bastante, mas ainda não temos evidência de algum vereador que realmente está se destacando”. 

João Emanuel
 
Já o presidente da Câmara, João Emanuel, declarou ao Repórter MT que avalia positivamente os três primeiros meses. Segundo o vereador, a Câmara tem tido discussões e vitórias importantes para a sociedade. 
 
“Tivemos grandes vitórias nas pautas discutidas até agora. Conseguimos impedir o aumento de 25% do IPTU; fomos contra o aumento da tarifa de água, que acabou sendo reduzida; conseguimos modificar a Lei Orgânica para discutirmos as tarifas de ônibus; reivindicamos a contratação de professores na rede municipal de educação; realizamos a primeira sessão itinerante da Câmara, para aproximar a comunidade; conseguimos a TV Câmara”, elencou o vereador.
 
Sobre o posicionamento em relação à Prefeitura, João Emanuel não fala em oposição, mas defende que os vereadores estão trabalhando em harmonia, porém, com independência:"A lei estabelece que a Câmara precisa ser harmônica, porém independente. E nós estamos fazendo valer isso. Acho que temos um saldo positivo nesses primeiros meses", concluiu.

Comente esta notícia

Leocadio pereira 31/03/2013

A camara agora tem vereadores de respeito! Ela esta nota 1000!

positivo
0
negativo
0

Aclessiano 31/03/2013

nossa camara sempre foi e pelo jeito sempre vai ser isso, uma vergonha total

positivo
0
negativo
0

Jose Neves de Albuquerque 31/03/2013

Nesta o professor Joao Edison se deu mal, o vereador com luva de pelica disse que reduiu o proprio IPTU que o edisinho iria pagar e que a conta de agua do professor vai vir com reducao...alias este tal de cientista politico, ja teve pelo menos um voto na vida?! Eu sinceramente acho que a Camara mudou e se tem algo que nao mudou foi o Professor que nunca falou bem de nada...e continua falando mal dos outros...este professor para mim quer é espaco na midia...

positivo
0
negativo
0

Paulo Méssio 31/03/2013

Casa de horrores era a outra.. esta está mais para Casa da família adams mesmo,.. só acontece aberrações.. cruzesss

positivo
0
negativo
0

Lima 31/03/2013

A quantidade de vereadores e seus altos salários são uma afronta ao Povo de Cuiabá tão mal nos servido nos serviços da Saúde, Educação, ... A nossa esperança é a de que a atual câmara de vereadores assumam uma postura de defesa dos interesses do Povo e não de grupos políticos. Por enquanto, A COISA TÁ FEIA.

positivo
0
negativo
0

5 comentários