DA REDAÇÃO 19h00
O presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Meraldo Figueiredo Sá, tomou posse nesta segunda-feira, às 17 horas, na sede da AMM. Prefeito por dois mandatos em Acorizal, foi vereador e presidente da Câmara do município e dirigiu o Consórcio de Desenvolvimento Econômico Vale do Rio Cuiabá. Meraldo foi eleito para conduzir a AMM no biênio 2011/2012, juntamente com sua diretoria formada por 18 prefeitos de diferentes regiões do Estado.
O presidente será o interlocutor dos gestores junto ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e demais instituições. A diretoria eleita tem uma série de metas para os próximos dois anos, como: o pedido de revisão dos índices do ICMS, por uma distribuição mais justa do imposto aos municípios; rever os critérios para transporte escolar baseados em valores reais, conforme as distâncias percorridas; criação de uma central de projetos na AMM, integrada ao Governo do Estado; acompanhamento das ações dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, entre outras.
>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!
Histórico da AMM
Fundada em 4 de maio de 1983, a Associação Mato-grossense dos Municípios surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. Ela é considerada uma das instituições mais representativas do país. Anualmente lidera prefeitos em mobilizações estaduais e nacionais, e ao longo dos anos se fortaleceu na defesa das bandeiras municipalistas. Uma das diretrizes da instituição é estreitar as parcerias. Ao longo dos anos, fortaleceu as relações institucionais com os poderes constituídos e entidades para viabilizar oportunidades para os municípios. A instituição oferece serviços técnicos em várias áreas e prioriza a qualidade na prestação de serviços aos municípios, para isto, investe em capacitação e infraestrutura para agilizar o atendimento aos prefeitos.
Diretoria do biênio 2011/2012
Presidente: Meraldo Figueiredo Sá (PR) - Acorizal
Presidente de honra: José Aparecido dos Santos
1º vice-presidente: Filemon Gomes Limoeiro (PPS) - São Félix do Araguaia
2º vice-presidente: Beatriz de Fátima Sueck (PP) - Nova Monte Verde
3º vice-presidente: Valdecir Luiz Colle (PR) - Juscimeira
4º vice-presidente: Dirceu Martins Comiran (PSDB) - Campos de Júlio
5º vice-presidente: Silvio Souto Felisbino (PP) - Santo Afonso
Secretário-Geral: Juviano Lincoln (PPS) - Diamantino
1º secretário: Carlos Roberto Torremocha (DEM) - Aripuanã
2º secretário: Nelci Capitani (DEM) - Colniza
Tesoureiro Geral: Milton Geller (PSDB) - Tapurah
1º Tesoureiro: Nilton Borges Borgato (PP) - Glória D'Oeste
2º Tesoureiro: Osvaldo Minakami (PMDB) - Salto do Céu
Conselho Fiscal
Zenildo Pacheco Sampaio (DEM) - Nossa Senhora do Livramento
Aparecido Marques Moreira (PPS) - Ribeirãozinho
Nivaldo Ponciano Coelho (PP) - Reserva do Cabaçal
Suplentes
Juracyr Resende da Cunha ( PT)- General Carneiro
José Carlos Junqueira de Araújo (PMDB) - Rondonópolis
Maria Manea da Cruz (PP) - Lambari D'Oeste














