Cuiabá, 08 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
08 de Outubro de 2026

22 de Janeiro de 2013, 06h:30 - A | A

POLÍTICA / 'MEIA FASE'

Empresário atuante, Mendes sofre com 'lentidão' no Alencastro

Gestor aguarda entrega do estudo solicitado a técnicos da Sanecap para avaliar a possibilidade de a autarquia ter outra função na gestão municipal, que possa justificar o gasto que dá

ANDRÉA HADDAD



O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), está tendo surpresas indigestas na gestão pública. Empresário conceituado e atuante, ele não se furta em culpar a burocracia pelos entraves neste início de gestão.


Já em 1º de janeiro deste ano, no primeiro dia como prefeito, Mendes participou de reunião com representantes da Agência Municipal de Água e Esgoto Sanitário (Amaes), responsável por fiscalizar o setor, e da empresa CAB Ambiental, concessionária de fornecimento de água potável e tratamento de esgoto. Ele cobrou qualidade nos serviços. 

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!


“Quero saber sobre esta história de estar faltando água em Cuiabá. Eu disse que sou um homem de palavra e que honro contrato, mas a empresa também precisa prestar um serviço de qualidade para a população. Quero saber o que a Amaes está fazendo e vou analisar se está cumprindo o papel ou não”, declarou na ocasião. 


Vinte e um dias após o encontro, porém, Mauro ainda não tem uma resposta sobre o estudo e a providência tomada pela agência fiscalizadora sobre a falta d´agua na Capital. “Estou esperando a Amaes me entregar, também não acontece como a gente quer. Já fiz um pedido e acho que chega nesta semana”, pondera.


Outra reclamação do gestor foi em relação ao parecer da Controladoria-Geral do Município, que apresentou entendimento contrário à majoração em 25% da tarifa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Pedi na semana passada e só chegou hoje”, declarou Mauro, no momento do anúncio da manutenção da alíquota no mesmo percentual de 2012. 


O gestor aguarda agora a entrega do estudo solicitado a técnicos da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) para avaliar a possibilidade de a autarquia ter outra função na gestão municipal, diante do passivo de R$ 1 milhão ao mês nas contas do Executivo. O prefeito entende que a empresa precisa justificar os gastos para ter a estrutura mínima funcionando.


Mauro pode mudar função da empresa para justificar gastos

Comente esta notícia