Cuiabá, 29 de Novembro de 2022
logo

12 de Dezembro de 2016, 07h:00 - A | A

POLÍTICA / MONTANTE É DE R$ 5 MILHÕES

Taques afirma que paga 13º dos servidores até o dia 20 de dezembro

O governador afirma que não há risco em atrasar o pagamento porque o mesmo está previsto conforme calendário que distribui o encargo mensalmente.

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que não haverá problema para o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais, pois o sistema adotado em Mato Grosso para quitar a folha salarial prevê a distrinuição do encargo ao longo do ano, conforme a data de aniversário dos servidores.

Ele explicou que o pagamento do 13º salário é feito dentro do mês de aniversário dos quase 100 mil servidores e, por isso, o impacto financeiro para o Estado neste final de ano será em torno de R$ 5 milhões dos aniversariantes do mês de dezembro somados aos os cerca de 1,5 mil cargos exclusivamente comissionados.

“O 13º em Mato Grosso, desde o governo [Blairo] Maggi, é pago no mês do aniversário do servidor. Nós só temos para pagar o 13º de quem aniversaria em dezembro [e comissionados] e isso já está no fluxo de caixa”, declarou Taques.

“O 13º em Mato Grosso, desde o governo [Blairo] Maggi, é pago no mês do aniversário do servidor. Nós só temos para pagar o 13º de quem aniversaria em dezembro [e comissionados] e isso já está no fluxo de caixa”, afirmou.

De acordo com Taques, o sistema de pagamento em Mato Grosso é melhor do que é feito em outros Estados, pois não criaria uma folha de pagamento suplementar no final do ano. “Diferente do que é feito em outros Estados que paga todo o 13º no mês de dezembro Mato Grosso não terá uma folha suplementar. Aqui nós pagamos na data do aniversário”, disse.

O Estado deve pagar do 13º aos servidores até o dia 20 deste mês.

Apreensão

Medidas como o escalonamento de salários e logo após a implantação de um calendário de pagamento de salários, sempre no mês subsequente ao trabalhado, até o mês de junho de 2017, deixaram os servidores apreensivos quanto à regularidade do 13º.

Além da alteração na data de pagamento de salário, o governo também adotou outras para tentar reduzir gastos, como a redução da carga horária de trabalho dos servidores.

No dia 26 de setembro o governador implantou o sistema que fez com que os funcionários públicos, que trabalham em regime de 40 horas semanais, entrem às 13h e saiam às 19h. Para os que têm jornada de trabalho de 30 horas, o expediente tem início às 13h e término às 17h30.  

No pacote da reforma administrativa, que o Governo vai encaminhar nos próximos dias à Assembleia Legislativa, estão previstos cortes de pessoal.

Leia mais

Taques faz repasses aos poderes e garante salários dos servidores

Novo calendário de pagamento põe fim a incertezas no Executivo

Comente esta notícia

neusa helena 21/12/2018

Pedro Taques, governador safado!!! Diz que vai pagar RGA e não paga!! Tem uma série de reportagens falando que garante o 13º dia 20. Hoje são 21 e ninguém tem informação sobre o pagamento. Safado!!! Diz uma coisa e faz outra!!! Safado mais uma vez. Tomara que a próxima Operação da PF seja Operação Taques!!! Safado!!!

Cléber 20/12/2016

A Energisa está cobrando dentro do mês faturado ou seja , antes dos 30 dias, se a leitura é feita 09/12, o vencimento vem 21/12, isso prejudica o consumidores l

Gilston 12/12/2016

Alivia o Pedro Taques as suas medidas, porem ferra os trabalhadores pobre servidores. A energisa ta cortado a energia da nossas casas ja que ultrapassa 8 dia de atraso. Os carnes das lojas não querem mudar as data dos vencimentos dos carne. OS banco tambem não querem trocar as data dos vencimento prestação do carro e até os bancos que faz consignados esta fazendo ligação telefone cobrando o atraso.o banco do Brasil me mando recado atraves do meu extrato cobrando atraso de 10 dias.

Teka Almeida 12/12/2016

Mais uma tentativa de dar calote nos servidores, pois o governo se ENGANA REDONDAMENTE quando afirma que só tem a pagar o 13º de quem aniversaria em dezembro e comissionados, pois os demais servidores, mesmo que já tenham recebido o 13º tem uma diferença para receber referente a RGA. Ou será que vai fazer o de costume, CALOTE?

4 comentários

1 de 1