SECOM
Começou esta manhã o III Encontro de Governadores do Centro-Oeste, realizado em Goiânia (GO), na Sala de Reunião do Palácio Pedro Ludovico. Além do governador Silval Barbosa e do chefe de Estado de Goiás, Marconi Perillo, compareceram o chefe do Executivo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet; e o vice-governador de Tocantins, João Oliveira.
No encontro, são discutidas questões de interesse comum entre os Estados da região, como Lei Kandir, Emenda 29, elaboração do Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste e outros. Para a reunião, também participam o sub-chefe de Assuntos Federativos da Presidência da Republica, Olavo Noleto; o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. O governador de Rondônia, Confúcio Moura, não compareceu.
Durante o período matutino, os governantes tratam de assuntos referentes ao Incremento de Receita e Finanças, além de questões relacionadas a Planejamento e Desenvolvimento. Logo após, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, dará uma palestra sobre Conjuntura Nacional e Internacional. À tarde, a partir das 14h (horário de Brasília), acontece a assinatura da Carta de Goiânia, entrevista coletiva e encerramento, no Auditório Mauro Borges.
Mato Grosso sediou o II Encontro em agosto deste ano. A reunião resultou na Carta de Cuiabá, que aponta itens importantes para o desenvolvimento da região, entre eles a redução da alíquota interestadual do ICMS nas operações de saídas dos estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A carta também apontou a necessidade de implementação de uma Política Industrial que contemple redução de no mínimo 30% dos tributos federais, para empresas que estejam instaladas ou venham a se instalar nas Regiões N, NE e CO.
(Com informações da agência de notícias Goiás Agora)