facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Dezembro de 2024
14 de Dezembro de 2024

04 de Dezembro de 2013, 08h:00 - A | A

POLÍTICA / CPI DA CAB

Serviços prestados pela empresa em Cuiabá são piores que os da Sanecap

Segundo o relator da CPI o cronograma de obras da empresa é um mistério e documentos solicitados não foram apresentados

ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CAB, Renivaldo Nascimento (PDT), afirmou que nem mesmo a Prefeitura da Capital tem o conhecimento do cronograma de obras a serem executados pela CAB no próximo ano. O parlamentar afirmou que o serviço prestado pela empresa é inferior ao da extinta Sanecap.

Renivaldo afirmou que a empresa não entregou os documentos conforme solicitado pela Comissão. “Solicitamos o planejamento de execução de obras em Cuiabá. Mas a empresa não tem, eles não têm o que apresentar”.

A não entrega dos documentos atrasaria a elaboração do relatório final, já admitindo que a investigação será concluída somente em fevereiro. “O relatório final seria apresentado no dia 20 de dezembro, mas com o atraso na fase de coleta de documentos, a conclusão será após o recesso parlamentar, no mês de fevereiro”.

O parlamentar afirmou que Cuiabá perdeu recursos com a terceirização do sistema de água e esgoto. “A cidade teria recebido pelo menos R$ 500 milhões de verba federal para investimento em saneamento básico. E hoje estamos impossibilitados de receber esses recursos”.

De acordo com o relatório inicial, somente com os canos estourados, são desperdiçados quase 50% da água tratada de Cuiabá. “É um absurdo, perdemos 50% de água somente com esse problema. E no final isso é repassado para o cidadão”.

Renivaldo ressalta ainda que o dossiê apresentado pelo Procon/MT, que reúne mais de 2 mil reclamações contra a CAB, demostra a insatisfação da população diante do serviço prestado. “A empresa não está cumprindo o que consta no contrato, o maior exemplo disso é a insatisfação da população”.

Pelo contrato, a CAB tem prazo de três anos para universalizar o fornecimento de água e 10 anos para universalizar a rede de esgoto. A empresa começou a executar os serviços na Capital em 2012. “Até o momento não vimos obras nesse sentido em Cuiabá, como eles estabelecem prazos se nem mesmo tem um planejamento de trabalho”.

Comente esta notícia

carolina 05/12/2013

o vereador Renivaldo é do PDT

positivo
0
negativo
0

1 comentários