ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
Campeão de votos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), o deputado estadual Mauro Savi (PR) foi reeleito com mais de 55, 233 mil votos. Oposição ao governador eleito Pedro Taques (PDT), o republicano afirmou nesta segunda-feira (6) que irá cobrar o cumprimento das promessas feitas em campanha pelo novo chefe do Executivo.
Savi disse que faz parte do bloco oposicionista, mas irá respeitar a vontade do eleitor, que foi demonstrada nas urnas com a eleição de Taques no primeiro turno.
“Os mesmo que me elegeram, elegeram o Taques. Eu tenho que respeitar. O que eu vou fazer na Assembleia é cobrar as propostas de campanha do governador eleito. A pessoa que votou em mim, votou por minhas propostas e para ele também, então ele tem que cumprir as propostas, e o que for bom para Mato Grosso, com certeza, vou ajudar”, afirmou o deputado.
Com o início da nova magistratura em 1º de janeiro de 2015, começa outra disputa, a da presidência da Casa. Mauro Savi declarou que tem recebido apoio de vários deputados para que dispute o comando na Mesa Diretora. Atualmente, ele é o primeiro-secretário. O presidente é José Riva (PSD), que está de licença e a ALMT vem sendo comandada por Romoaldo Júnior (PMDB), que também foi reeleito.
“Ainda vamos conversar, mas com certeza me credenciei para disputar a presidência pela votação que recebi nas urnas, mas tudo vai ser dialogado lá. Tenho muitos amigos que hoje apostam no meu nome para presidente. Vamos debater, inclusive com a ‘situação’, [deputados governistas] para tentarmos fazer esse encaminhamento. Eu já faço parte da mesa diretora”, completou ele.
Campanha “franciscana”
Apesar de ter demonstrado grande estrutura de campanha, Savi afirmou que sua empreitada pela reeleição foi simples, sem visitar todas os 141 municípios do Estado e sem exibir suas propostas no horário eleitoral gratuito.
Ele é oriundo de Sorriso (395 Km de Cuiabá), e ocupa a cadeira de deputado há 12 anos. Foi eleito em 2002 para seu primeiro mandato. Quatro anos depois foi reeleito. Em 2010, já no PR, conquistou seu terceiro mandato, sendo reeleito este ano.
“Foi feito um trabalho na contramão de todos os marqueteiros de plantão. Fizemos sem horário eleitoral, sem rádio e sem tevê. Pautado no trabalho que fizemos em 12 anos de mandato. Nem corpo a corpo fizemos, e tem cidade que eu nem fui e fiz mil votos, só pelo meu histórico. Tenho obras em mais de 100 municípios”, completou ele.
Abstenção nas urnas
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Mato Grosso 22,91% da população não compareceram às urnas. Foram 501.407 eleitores que se abstiveram de participar do pleito.
Para Mauro Savi, o percentual demonstra o sentimento da população, que está cansada da corrupção e acabaram perdendo a confiança pelos políticos. Mesmo não fazendo parte da renovação na Assembleia, ele afirmou que sua eleição ocorreu pelos trabalhos prestados e não por compra de votos.
“Essa abstenção significou claramente que a população não está confiando nos políticos. Mesmo eu sendo o mais votado, percebo que muita gente não foi pra urna porque os políticos perderam o crédito. As urnas mandaram um recado. As pessoas querem mudança. Eu represento o trabalho. Minha votação não é compra de voto, boca de urna e nem rolo nenhum. É trabalho”, completou ele.
Maria Tereza 07/10/2014
Quem sabe agora com a eleição do Pedro Taques como governador, o deputado Mauro Savi 'larga o osso' (no caso o Detran), que é há anos é um cabide do Savi.
Maria Tereza 07/10/2014
Quem sabe agora com a eleição do Pedro Taques como governador, o deputado Mauro Savi 'larga o osso' (no caso o Detran), que é há anos é um cabide do Savi.
Jose cuiabano 07/10/2014
A pergunta é voces cobraram Silval Barbosa?????????????? O exemplo esta nas obras da copa. Agora querem aparecer!!!!!!!!!!!!!!!!
3 comentários