MAYARA MICHELS 10h17
DA REDAÇÃO
O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, Miguel Romanhuk (DEM), se manifestou sobre a vinda do prefeito afastado, Júlio César Ladeia (PR), para Cuiabá, há procura do Grupo de Ações Especiais Contra o Crime Organizado (Gaeco), afim de entregar documentos "comprometedores", que foram utilizados para tirar ele do poder. Para o Romanhuk é direito de Ladeia jogar a culpa em alguém. "Onde há fumaça há fogo. Se ele realmente não tem culpa, como diz, deveria ficar quieto, esperar ser investigado, se for comprovado sua inocência, voltará ao cargo", afirmou o presidente.
Segundo Ladeia fizeram uma armação para tirar-ló do poder. "Vou mostrar quem é quem nessa história", afirmou Ladeia. Ele só irá se pronunciar sobre as provas, após entregá-las ao chefe do Gaeco, o procurador Paulo Prado.
O presidente da Câmara disse ao RepórterMT que foi eleito para fiscalizar e que mais de 90% da cidade é contra a administração de Ladeia. "Alguma coisa estava errada", disse.
Investigamos, juntamos as provas e por nove votos contra 1, em sessão realizada pela Câmara, ele foi afastado por 90 dias, até que seja concluída as investigações", contou.
O vice-prefeito José Jaconias da Silva (PT) assumiu a prefeitura e garantiu estar tranquilo sobre a denúncia. "Não tenho conhecimento desses documentos, mas estou tranquilo e fazendo o meu trabalho", afirmou.
Investigações
Ladeia foi afastado no último dia 16. A decisão atendeu a um pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI), proposta por entidades civis organizadas. O período de afastamento de 90 dias é prorrogável por mais 90, de acordo com a necessidade da investigação.
O prefeito está sendo investigado por cometer atos de improbidade administrativa e por responder a várias ações civis públicas propostas pelo Ministério Público. Ele também foi denunciado por irregularidades na execução do programa Pró-Jovem e por um suporto desvio de quase R$ 700 mil do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Frebom).
Após o resultado de afastamento de Ladeia, uma multidão que assistiu a sessão em um telão instalado na frente da Câmara, saíram em comemoração pelas ruas da cidade.