FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), apresentou, nesta quarta-feira (28) a nova estrutura da Guarda Municipal (G.M.), que recebeu 50 pistolas calibre 380 mm, coletes balísticos e outros equipamentos, como a melhor saída para atender o "clamor da população", no reforço à segurança.
“Uma das coisas que nossa população precisa criar é a segurança", disse Lucimar.
A democrata argumenta que o curso oferecido pela Prefeitura aos guardas municipais, os coloca como mais preparados que os policiais militares, recém formados.
“Uma das coisas que nossa população precisa criar é a segurança. Nós estamos com muito compromisso e com muita responsabilidade para poder oferecer à população de Várzea Grande mais segurança. Por esse motivo [falta de segurança], é que nós estamos investindo cada dia mais”, disse a democrata durante a solenidade.
"Eu tenho 28 anos na força pública estadual e nunca, em tempo algum e nenhum curso que eu tenha feito eu tive a oportunidade de efetuar 280 disparou em um único curso com minha pistola, como os G.Ms fizeram em seu curso. Nosso treinamento é melhor”, declarou o coronel Maia.
Atualmente, Várzea Grande conta com a atuação de 170 agentes armados nas ruas. A previsão é que esse número aumente para 300 nos próximos anos.
Nesta quarta, o Comando da Guarda Cidadã, que engloba a Junta Militar, Defesa Civil e a G.M. ganhou nova sede.
O titular da Guarda Cidadã, coronel da PM Alexander Torres Maia, garantiu ao que os agentes estão altamente preparados para atuar nas ruas e lidar com situações de conflito, já que, segundo ele, a formação da Guarda Municipal teve treinamento mais qualificado em pontaria, do que o da Polícia Militar.
Maia destacou que durante todo o período que esteve na corporação da PM nunca presenciou um curso “energizado” como este e destacou como “igualado com as forças nacionais”.
Assessoria/VG

G.M. conta com 170 agentes
“O curso recebido por eles é melhor do que o da PM. Eu tenho 28 anos na força pública estadual e nunca, em tempo algum e nenhum curso que eu tenha feito eu tive a oportunidade de efetuar 280 disparou em um único curso com minha pistola, como os G.Ms fizeram em seu curso. Nosso treinamento é melhor”, declarou.
Promessa de radares
Com um orçamento estimado da ordem de aproximadamente R$ 12 milhões para 2017, a Secretaria Municipal de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal pretende programar ações em tecnologia como câmeras de monitoramento para fiscalização de ruas, avenidas e logradouros públicos, bem como, a implantação de radares ou controladores de velocidade nas principais avenidas e onde o tráfego de veículos é mais intenso.
Esclarecimento
Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Grande encaminhou nota afirmando que o coronel Alexander Maia não comparou o preparo dos guardas municipais ao dos policiais militares. A publicação destaca que a parceria com a PMMT permitiu a capacitação dos agentes.
Confira nota na íntegra:
SEM RANÇO
O coronel da Polícia Militar de Mato Grosso e secretário municipal de Defesa Social, Alexander Maia a quem está subordinada a Guarda Municipal de Várzea Grande, esclareceu que em nenhum momento houve comparação entre a PMMT e a GMVG.
AFINIDADE
Segundo o secretário que é coronel da ativa da PMMT, existe na atualidade uma efetiva parceria que permitiu que a Polícia Militar através de cursos de capacitação, iniciasse o repasse de parte do conhecimento técnico e operacional para os Guardas Municipais de Várzea Grande.
CAPACITAÇÃO
Novos cursos de capacitação serão ministrados de forma rotineira até que a Guarda Municipal de Várzea Grande atinja o nível de excelência já praticado pela Polícia Militar de Mato Grosso que é uma das instituições mais reconhecidas no Brasil.
PARCERIA
Ele lembrou ainda que a parceria permite atuação conjunta das forças policiais em prol de um bem maior, que é a segurança de todo e qualquer cidadão de Várzea Grande, de Mato Grosso ou do Brasil.
Francisco PM 31/12/2016
Eu li a reportagem é claramente o cel Maia, disse que a guarda municipal está fazendo cursos e isso é bom para o município de VG.
Julia 31/12/2016
Parabéns sim ao gestores do município de VG , pq? Precisamos de pessoas que tenham responsabilidade na segurança pública e GMVG está capacitando para melhoria ...e trabalhar em equipe os resultados são positivos.
Julio César, 30/12/2016
Boa tarde, Às pessoas estão fazendo uma tempestade em um pingo de água. ..vamos ser racionais, trabalhar em equipe e melhor eu sou policial militar, e a minha guarnição já teve apoio da GMVG. E parabéns Lucimar pelo investimentos com a GMVG. pq o município de VG é terra sem lei. ..
Julio César, 30/12/2016
Boa tarde, Lamental tudo isso que está acontecendo e triste alguém que é da instituição e falar mal dela.
Julio César, 30/12/2016
Boa tarde, Lamental tudo isso que está acontecendo e triste alguém que é da instituição e falar mal dela.
Sérgio nogueira 30/12/2016
Boa a tarde a todos que fizeram seus comentarios e quero dizer que, somar é melhor que dividir OK. Sou Guarda Civil a 29 anos na cidade de Jacareí e tenho grande orgulho ser policial na minha cidade ,meus parabéns a Guarda municipal e a prefeita Eleita a cidade de VG.
Carcanha de Largatitcha 29/12/2016
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse povo e uma Comédia. Desculpe a PMMT pelo que foi dito, nem chega pega perto o que aprendemos do que tem a ser aprendido com vcs. E que a Apresentação Operacional que eles fizeram foi tão real, mas tão real, que eles acreditaram que estamos sendo operacionais, Mintiiiiiira. Uma VTR na rua, ninguém faz nada nem de dia muito menos a noite, todos são obrigados a levar seu colchãozinho por que se não vai dormir no chão duro. Os próprios coordenadores falam que não e para esperar nada desse comando, por que estão e só empurrando com a barriga, quanto mais salários guardar no topo melhor... Lixos..
GM 29/12/2016
Sou Guarda municipal de Várzea grande e acho que a GM não está para ser superior a ninguém mais sim somar com as outras forcas da segurança pública contra a criminalidade em VG isso é oque importa.
Thays Kondida 29/12/2016
Guardas Municipais, baluartes da cidadania e segurança publica. Parabens.
Alexandre 29/12/2016
Senhores GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAL MILITAR, estamos em luta por uma força só, os bandidos estão se unindo, não iremos deixar comentários que possa soar como desfavorável ao nosso ideal que é a PRESERVAÇÃO DA VIDA. Acredito que para todos é mais uma vitória, mais uma instituição preparada para o nosso ideal .
Interessante 29/12/2016
Ficou no governo blairo, tinha condições de melhorar a segurança pública e não o fez, agora cospe no prato onde come. Tem 2 policiais militares a sua disposição sendo pago com dinheiro público sem exercer função (oberdam e neliane), e sem o ato de disponibilidade.
José ninguém dá Silva 29/12/2016
Pode ficar com os meus disparos e me passa o seu salário,280 disparos pra 150 guardas é mole,ficam se gabando disso,se gabando de obrigação,mas nos valorizar pelo risco que corremos na rua,aí é difícil,nunca tem dinheiro pra isso,aí amumenta salário dos secretários e vereadores na surdina,parabéns prefeita...
foi infeliz 29/12/2016
o coroné maia carimbou o atestado de incompetencia pela funções e cargos que ocupou e exerceu na PMMT. se o PM não dá tal quantidade de tiros nos cursos, com certeza não é culpa do PM, mas das chefias. Outra, policial não se faz apenas com tiros em curso. ser policial é muito mais do quer atirar com pistola. lamentável o oficial em questão ter passado quase 30 anos PM e sair com está visão de policial. desta forma e neste moldes a GMVG não terá futuro. lamentável. reprovável, repugnante.
Dipedro 29/12/2016
Se não tivesse concorrendo com a pm não teria usada a pm em grau de infertilidade em relação a GM. Foi infeliz. Que a GM não seja um elefante branco e contribua para o bem social.
Polícia Militar em ação 29/12/2016
Lamento que o coronel Maia tenha esse pensamento, principalmente quando esse ja foi secretário de Governo e nunca buscou melhorias para a gloriosa PM.
kauan 29/12/2016
Ótimo...Parabéns...até que em fim as cidades estao abrindo os olhos de que tem que investir nas gms pois elas sao efetivas no combate a criminalidade; e quanto a fala do Coronel, ele simplesmente destaca o quanto esta força esta preparada, não vejo isso como causar intriga, muito pelo contrario...
Angelita 29/12/2016
Eu fico muito feliz quando ouço e leio mais uma cidade com g.m armada .....Pois em Quatro Barras PR ,onde moro é a primeira guarda também. Parabéns
Rafael 29/12/2016
Vai e vença só não chame reforços para a Pm eu não esperava um comentário diferente de quem nunca foi a rua e fica se escondendo atras de suas estrelas !
29/12/2016
Lembrando que a idéia não é concorrer e sim Somar Então comentários infeliz Mais que bom que está investindo na segurança. Bom seria menos polícia e mais Saúde educação Porém as leis não contribui.
Quededo 28/12/2016
Sendo vgnistao uma guerra em andamento e o mínimo que está dita cuja poderia fazer para a sociedade e dar uma instituição que possa. Ajudar a controlar o estado de anomia existente. Fazer isto é cumprir com o que está previsto na constituição Federal. Segurança não é dever do estado, e também responsáblidade de todos e vc prefeita deve ter parte neste todo sob pena de ser uma péssima prefeita. Pare de querer ser vitrine e trabalhe, sua cidade e o caos, senão logo será vidraça.
Tieres 28/12/2016
Parabéns pelo bom serviço realizando temos sim que focar na nossa segurança e preparo é tudo. Mais tem que almentar o efetivo também para poder estar alcançando os bairros mais distantes.
Cpa 28/12/2016
Lógico que nso e para ele.porque sempre sentou atrás de uma dádiva. E nunca foi da ostensiva .qdo estava em alto escalão a PM era excelente.mal agradecido .
Dipedro 28/12/2016
Já começa errando, pois a propósito da Guarda e contribui e não concorrer com outras forças. Erra em fomentar intrigas e comparar forças distintas com Missões distintas que podem se complementar se o gestor for inteligente. Se a pm esta como está hoje, não esqueça prefeita que sua família tem culpa é muita culpa nisto. Ok?
Joao 28/12/2016
Cel pm Maia fazer esse comentário é no mínimo irresponsavel, quan d o tenente bb ebia até cair nas ruas de Sinop, ahora foi político e que falar do que nao conhece, oriundo de um curtinho CIHO qu é não existe mais, quer falar a obre preparo kkkk e muito cômico. ...esqueceu da onde veio.
Eloi Wanderley da Silva 28/12/2016
Ótimo. Sou Policial Militar, fico feliz em ver o município investindo na GMVG, isso é um investimento na segurança do povo de VG e de todos que reside, circula ou até mesmo trabalha em VG. Parabéns a todos de Várzea Grande a Vitória é dos cidadãos de bem.
Gean Santana 28/12/2016
O cu dele
26 comentários