Cuiabá, 01 de Dezembro de 2022
logo

28 de Dezembro de 2016, 15h:15 - A | A

POLÍTICA / VÁRZEA GRANDE

Prefeita apresenta Guarda Municipal armada como 'mais preparada' das forças

Lucimar Campos entregou pistolas para reforçar a segurança armada do município e garante preparo de agentes para conflito

FRANCISCO BORGES
DA REDAÇÃO



A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), apresentou, nesta quarta-feira (28) a nova estrutura da Guarda Municipal (G.M.), que recebeu 50 pistolas calibre 380 mm, coletes balísticos e outros equipamentos, como a melhor saída para atender o "clamor da população", no reforço à segurança.

“Uma das coisas que nossa população precisa criar é a segurança", disse Lucimar.

A democrata argumenta que o curso oferecido pela Prefeitura aos guardas municipais, os coloca como mais preparados que os policiais militares, recém formados.

“Uma das coisas que nossa população precisa criar é a segurança. Nós estamos com muito compromisso e com muita responsabilidade para poder oferecer à população de Várzea Grande mais segurança. Por esse motivo [falta de segurança], é que nós estamos investindo cada dia mais”, disse a democrata durante a solenidade.

"Eu tenho 28 anos na força pública estadual e nunca, em tempo algum e nenhum curso que eu tenha feito eu tive a oportunidade de efetuar 280 disparou em um único curso com minha pistola, como os G.Ms fizeram em seu curso. Nosso treinamento é melhor”, declarou o coronel Maia.

Atualmente, Várzea Grande conta com a atuação de 170 agentes armados nas ruas. A previsão é  que esse número aumente para 300 nos próximos anos.

Nesta quarta, o Comando da Guarda Cidadã, que engloba a Junta Militar, Defesa Civil e a G.M. ganhou nova sede.

O titular da Guarda Cidadã, coronel da PM Alexander Torres Maia, garantiu ao que os agentes estão altamente preparados para atuar nas ruas e lidar com situações de conflito, já que, segundo ele, a formação da Guarda Municipal teve treinamento mais qualificado em pontaria, do que o da Polícia Militar.

Maia destacou que durante todo o período que esteve na corporação da PM nunca presenciou um curso “energizado” como este e destacou como “igualado com as forças nacionais”.

Assessoria/VG

GM

G.M. conta com 170 agentes

“O curso recebido por eles é melhor do que o da PM. Eu tenho 28 anos na força pública estadual e nunca, em tempo algum e nenhum curso que eu tenha feito eu tive a oportunidade de efetuar 280 disparou em um único curso com minha pistola, como os G.Ms fizeram em seu curso. Nosso treinamento é melhor”, declarou.      

Promessa de radares

Com um orçamento estimado da ordem de aproximadamente R$ 12 milhões para 2017, a Secretaria Municipal de Defesa Social, responsável pela Guarda Municipal pretende programar ações em tecnologia como câmeras de monitoramento para fiscalização de ruas, avenidas e logradouros públicos, bem como, a implantação de radares ou controladores de velocidade nas principais avenidas e onde o tráfego de veículos é mais intenso. 

Esclarecimento

Após a publicação da reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Grande encaminhou nota afirmando que o coronel Alexander Maia não comparou o preparo dos guardas municipais ao dos policiais militares. A publicação destaca que a parceria com a PMMT permitiu a capacitação dos agentes.

Confira nota na íntegra:

SEM RANÇO

O coronel da Polícia Militar de Mato Grosso e secretário municipal de Defesa Social, Alexander Maia a quem está subordinada a Guarda Municipal de Várzea Grande, esclareceu que em nenhum momento houve comparação entre a PMMT e a GMVG.

AFINIDADE

Segundo o secretário que é coronel da ativa da PMMT, existe na atualidade uma efetiva parceria que permitiu que a Polícia Militar através de cursos de capacitação, iniciasse o repasse de parte do conhecimento técnico e operacional para os Guardas Municipais de Várzea Grande.

CAPACITAÇÃO

Novos cursos de capacitação serão ministrados de forma rotineira até que a Guarda Municipal de Várzea Grande atinja o nível de excelência já praticado pela Polícia Militar de Mato Grosso que é uma das instituições mais reconhecidas no Brasil.

PARCERIA

Ele lembrou ainda que a parceria permite atuação conjunta das forças policiais em prol de um bem maior, que é a segurança de todo e qualquer cidadão de Várzea Grande, de Mato Grosso ou do Brasil.

 

Comente esta notícia

Francisco PM 31/12/2016

Eu li a reportagem é claramente o cel Maia, disse que a guarda municipal está fazendo cursos e isso é bom para o município de VG.

Julia 31/12/2016

Parabéns sim ao gestores do município de VG , pq? Precisamos de pessoas que tenham responsabilidade na segurança pública e GMVG está capacitando para melhoria ...e trabalhar em equipe os resultados são positivos.

Julio César, 30/12/2016

Boa tarde, Às pessoas estão fazendo uma tempestade em um pingo de água. ..vamos ser racionais, trabalhar em equipe e melhor eu sou policial militar, e a minha guarnição já teve apoio da GMVG. E parabéns Lucimar pelo investimentos com a GMVG. pq o município de VG é terra sem lei. ..

Julio César, 30/12/2016

Boa tarde, Lamental tudo isso que está acontecendo e triste alguém que é da instituição e falar mal dela.

Julio César, 30/12/2016

Boa tarde, Lamental tudo isso que está acontecendo e triste alguém que é da instituição e falar mal dela.

Sérgio nogueira 30/12/2016

Boa a tarde a todos que fizeram seus comentarios e quero dizer que, somar é melhor que dividir OK. Sou Guarda Civil a 29 anos na cidade de Jacareí e tenho grande orgulho ser policial na minha cidade ,meus parabéns a Guarda municipal e a prefeita Eleita a cidade de VG.

Carcanha de Largatitcha 29/12/2016

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse povo e uma Comédia. Desculpe a PMMT pelo que foi dito, nem chega pega perto o que aprendemos do que tem a ser aprendido com vcs. E que a Apresentação Operacional que eles fizeram foi tão real, mas tão real, que eles acreditaram que estamos sendo operacionais, Mintiiiiiira. Uma VTR na rua, ninguém faz nada nem de dia muito menos a noite, todos são obrigados a levar seu colchãozinho por que se não vai dormir no chão duro. Os próprios coordenadores falam que não e para esperar nada desse comando, por que estão e só empurrando com a barriga, quanto mais salários guardar no topo melhor... Lixos..

GM 29/12/2016

Sou Guarda municipal de Várzea grande e acho que a GM não está para ser superior a ninguém mais sim somar com as outras forcas da segurança pública contra a criminalidade em VG isso é oque importa.

Thays Kondida 29/12/2016

Guardas Municipais, baluartes da cidadania e segurança publica. Parabens.

Alexandre 29/12/2016

Senhores GUARDAS MUNICIPAIS E POLICIAL MILITAR, estamos em luta por uma força só, os bandidos estão se unindo, não iremos deixar comentários que possa soar como desfavorável ao nosso ideal que é a PRESERVAÇÃO DA VIDA. Acredito que para todos é mais uma vitória, mais uma instituição preparada para o nosso ideal .

26 comentários

1 de 3
Última