MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
As polêmicas declarações do deputado Emanuel Pinheiro (PR), no programa Conexão Poder, contrárias à CPI que investiga uma suposta sonegação milionária da cooperativa Cooamat, e às afirmações do presidente do grupo, o deputado Alexandre César (PT), geraram uma situação no mínimo desconfortável entre os membros da comissão, que se reuniram na tarde desta terça-feira (02).
Mesmo antes de a reunião começar, Alexandre César já se mostrava irritado com a afirmação de Pinheiro, que disse em sua entrevista (no Conexão Poder) que o presidente da CPI estaria passando por problemas emocionais ao sugerir que ele [Pinheiro], que é relator da CPI, estivesse tentando barrar a investigação.
Ao fim da tensa reunião, em que os pares mal se falaram, Alexandre César rebateu às declarações de Pinheiro, que classificou os comentários do presidente da CPI como “coisa de fim de mandato”, já que ele estaria fora do próximo pleito e não teria conseguido eleger seu sucessor na Assembleia Legislativa, o vereador Allan Kardec (PT).
"Tentar desqualificar um eventual interlocutor que nem sequer existe, me parece uma conduta no mínimo imatura".
Aos jornalistas, Alexandre César se declarou decepcionado com a atitude de Pinheiro, dizendo que o colega construiu uma tese com afirmações inverídicas, já que não teria sido candidato à reeleição porque não quis.
“Esse é um tipo de comportamento que é decepcionante, porque nosso debate aqui tem que ser político. O debate aqui tem que se dar nessa esfera”, frisou.
O petista ainda classificou o comportamento de Pinheiro, contra sua pessoa, como imaturo.
“Desqualificar com base numa suposição, numa indução a erro tentar desqualificar um eventual interlocutor que nem sequer existe, me parece uma conduta no mínimo imatura e que infelizmente está aquém das considerações que tenho pelo deputado Emanuel Pinheiro”, declarou.
Na reunião quem também se mostrou muito descontente com a atitude de Pinheiro foi o deputado José Riva (PSD), autor do requerimento para a instalação da CPI.
Riva retirou da pauta seu pedido para que o principal investigado, o maior produtor de soja do mundo Eraí Maggi (PP), fosse convocado a prestar esclarecimentos e aproveitou para ‘alfinetar’ Pinheiro, que disse na mesma entrevista que a CPI lhe cheirava à vingança política, já que o grupo de Riva teria sido derrotado nas urnas pelo governador eleito Pedro Taques (PDT), que teve Eraí como um de seus principais doadores de campanha.
“Vossa excelência defende que a convocação do senhor Eraí é uma questão pessoal e não é, e eu estou disposto a fazer uma troca para nós ouvirmos os demais”, declarou Riva se referindo à declaração de Pinheiro.
REUNIÃO
Riva sugeriu que todas as oitivas fossem dispensadas e que os membros da CPI se reunissem e elaborassem já um relatório do trabalho.
A medida foi tomada pelo deputado na reunião da CPI, desta terça-feira, após declarar que o presidente da Cooamat, que deveria depor na ocasião, não teria sido localizado para que a intimação fosse oficializada.
Com a ausência do interrogado, Riva pontuou que esta não seria a única pessoa que teriam dificuldades para localizar, e devido ao pouco tempo restante desta legislatura, que se encerra no dia 22 de dezembro, sugeriu a suspensão de todas as oitivas marcadas.
“Entendo que não deveríamos insistir nas oitivas porque perderíamos tempo se pessoas não comparecem e creio que temos condições de fechar um relatório independente das oitivas”, argumentou.
A ação ainda deve ser definida pelo grupo em uma reunião fechada dos pares.
Ao final da reunião, o deputado Alexandre César, presidente da CPI da Cooamat, declarou eu caso não tenham confirmação de que as intimações dos demais investigados que haviam sido convocados tenham sido efetuadas, a próxima reunião do grupo marcada para esta quinta-feira (04) será cancelada.
celso 03/12/2014
É só decepção com esse Emanuel Pinheiro, votei nele pra nunca mais votar, estou arrependido, um cara que se alia a Walace Guimarães e a cada hora apoia quem está no poder para se manter, não é pessoa confiável. Vira as cotas para pessoas que o ajudaram a eleger para arrumar cargos para puxa sacos que não saem do seu gabinete.
1 comentários